Um estudo da International Stress Management Association (Isma), organização voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo, revela que 80% das pessoas economicamente ativas enfrentam níveis elevados de cansaço e ansiedade no final do ano. Conhecida como Síndrome do Final do Ano, essa melancolia causada pelo encerramento de ciclos tem explicação científica e pode ser amenizada.
Para a psicóloga Ana Beatriz Sahium, que atende no centro clínico Órion Complex, em Goiânia, vários fatores combinados contribuem para esse estado emocional típico do fim do ano. “O cansaço físico acumulado, após tantos altos e baixos ao longo do ano, colabora muito para a melancolia. Nesse estado, o cérebro tende a relembrar situações difíceis, o que agrava o desconforto”, explica.
A sensação equivocada de fim de oportunidades também intensifica o estresse e o cansaço. Ana Beatriz sugere algumas medidas para enfrentar esse quadro: “Proteger-se de situações e pessoas que causam desconforto e investir em atividades prazerosas e alegres pode ajudar a renovar a energia para o próximo ano”, recomenda.
Buscar experiências de bem-estar é uma maneira eficaz de combater os sentimentos negativos antes das festas. Uma dessas alternativas é a massagem. Um estudo australiano mostra que o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, pode ser reduzido em até 31% após uma sessão. “Durante uma massagem relaxante, focamos em pontos específicos do corpo para promover bem-estar e reduzir os níveis de cortisol. Essa é a ciência por trás da massagem”, afirma Mayra Morais, enfermeira, massagista e fundadora da Fast Massagem, primeira franquia brasileira de massagens estéticas e relaxantes sem necessidade de agendamento.
Mayra destaca quatro áreas essenciais em uma massagem relaxante, pois respondem melhor aos estímulos para aliviar o estresse e a ansiedade. “Na clínica, oferecemos lifting facial, que, além de benefícios estéticos, ajuda a combater enxaqueca e sinusite, proporcionando relaxamento”, explica.
Além do rosto, massagens nas palmas das mãos e nos pés estimulam a liberação de hormônios como serotonina, dopamina e ocitocina, que aliviam o estresse e o desconforto. “A massagem alcança onde nenhum aparelho consegue, conectando corpo, mente e alma. Quando oferecemos uma experiência que integra essas partes, os resultados são excepcionais”, afirma a massagista.
Mayra recomenda três tipos de massagem para reduzir o estresse antes do Natal e Ano-Novo:
- Reflexologia podal: Pressão em pontos dos pés que correspondem a órgãos internos, aliviando tensões, ativando a circulação e revitalizando o corpo.
- Lifting facial: Estimula a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce e aliviando sintomas de estresse e ansiedade.
- Anti-Stress com Pedras Quentes: Utiliza óleo relaxante e movimentos contínuos, oferecendo alívio prolongado das tensões musculares.