A 19ª edição do Festival de Cinema Italiano estreia em Goiânia na próxima segunda-feira (11), no Teatro Sesc Centro, com uma programação que reúne clássicos e lançamentos do cinema italiano. O festival segue até os dias 14, 18 e 19 de novembro, com entrada gratuita em todas as sessões.
O evento é um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro, celebrando a rica tradição cinematográfica italiana desde 2005. Idealizado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o Festival começou como a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo e, ao longo dos anos, cresceu em relevância, consolidando-se como um evento anual que conecta o público brasileiro a novas experiências audiovisuais.
“É com grande satisfação que recebemos o Festival de Cinema Italiano em Goiânia. Este evento é uma celebração da rica tradição cinematográfica italiana e uma oportunidade única para o trabalhador do comércio e para o público goiano conhecer e apreciar a cultura italiana”, afirma Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac.
A programação abre com a comédia “Um Mondo a Parte”. Na quinta-feira (14), será exibido “Toquinho, Incontri e una Chitarra” e “Io Capitano”. No dia 18, “Posso Entrare? An Ode to Naples” e “Romeo è Giulietta” serão apresentados. O encerramento ocorre na terça-feira (19), com as produções “E Se Mio Padre” e “Palazzina Laf”.
Desde sua primeira edição, o Festival já trouxe ao Brasil renomados cineastas, atores e personalidades do cinema, como Giuseppe Tornatore, Giancarlo Giannini, Paolo Virzì, Maria Grazia Cucinotta, Riccardo Scamarcio, Kim Rossi Stuart, Ornella Muti e muitos outros, que vieram para promover seus trabalhos, interagir com o público e participar de atividades formativas.
“Estamos orgulhosos por sediar esse evento, que é uma oportunidade para os goianos assistirem a filmes inéditos e conhecerem a história do cinema italiano”, destaca o diretor do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
Serviço: 19ª edição do Festival de Cinema Italiano
Datas: 11, 14, 18 e 19 de novembro
Local: Teatro Sesc Centro – R. 15, 178-298 – St. Central
Entrada gratuita