O monólogo “Ficções” estreia em Goiânia no dia 8 de novembro, no Teatro Goiânia, oferecendo uma análise sobre o processo evolutivo da humanidade. Estrelado pela atriz Vera Holtz e inspirado no best seller “Sapiens”, de Yuval Noah Harari, o espetáculo permanece em cartaz até o dia 10.
Com produção de Felipe Heráclito e direção de Rodrigo Portella, o monólogo já passou por mais de 200 cidades. Publicado em 2014, “Sapiens” se tornou um dos livros mais importantes da época, com mais de 23 milhões de exemplares vendidos. O espetáculo aborda temas como avanços da humanidade, religião, nação e leis. “É um livro que possibilita inúmeras reflexões sobre nossa condição como espécie e dialoga com todos. Esse é o maior mérito da obra dele”, analisa Felipe H. Lima, que adquiriu os direitos para adaptar o livro ao teatro em 2019.
A estrutura narrativa foi fundamental no desenvolvimento do espetáculo: “Queria uma peça fragmentada, sem uma narrativa linear que conduz o espectador. Optei por um caminho onde ele é convidado, provocado a construir a peça conosco. É uma espécie de jam session, uma performance em constante transformação, com Vera e Federico explorando cenários de forma experimental”, explica Rodrigo.
Para o projeto, Rodrigo contou com o suporte dramatúrgico de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa: “Embora não tenham colaborado diretamente no texto, acompanharam o processo e ajudaram a definir o caminho do espetáculo”, conclui.
Serviço: Monólogo “Ficcções” estrelado por Vera Holtz
Data: 8 a 10 de novmenbro
Local: Teatro Goiânia – Rua 23, 252 – St. Central
Ingressos: sympla.com