A partir desta sexta-feira (18), o Centro Cultural Octo Marques recebe a exposição coletiva “Abrir Horizontes 2”, que tem curadoria de Dalton Paula, artista que este ano representa o Brasil na prestigiada Bienal de Veneza e criador do Sertão Negro Atelier e Escola de Arte; Divino Sobral, diretor artístico da Cerrado Galeria; e Paulo Duarte-Feitoza, professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
A exposição apresenta um grupo expressivo de 21 artistas, com cerca de 50 obras em desenho, pintura, escultura, cerâmica, fotografia e instalação, abordando questões do cotidiano, vivências e subjetividade. Segundo os curadores, “os critérios que nortearam a escolha das obras foram baseados nas qualidades formais e poéticas exploradas nas investigações das linguagens visuais, e na inteligência das indagações sobre o mundo contemporâneo”.
Com o objetivo de representar as diferentes nuances artísticas do estado, a mostra apresenta criações de artistas com diversas origens, formações, tendências e gêneros, reforçando o compromisso com a diversidade da arte. A exposição é subdividida em seis eixos temáticos: indagações pictóricas; relações com a natureza; entre construção e ruína; imagens dos femininos; corpos insubordinados; e reinvenção do cotidiano.
“Abrir Horizontes 2” se compromete com a descentralização da cena artística goiana, apresentando trabalhos de artistas residentes em cidades do interior, como Alto Paraíso, Goiás e Alexânia. A mostra destaca também a valiosa participação de artistas mulheres, que representam quase metade dos expositores, além de reforçar a presença de artistas afrodescendentes, sublinhando as complexidades estéticas e culturais trabalhadas por esses grupos.
Serviço: Exposição coletiva “Abrir Horizontes 2”
Período: 18/10 a 05/01/2025.
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h.
Local: Centro Cultural Octo Marques, Rua 4, 515, Ed. Parthenon Center, Sobreloja, Centro (entrada pela Rua 7).
Entrada gratuita