Por Adan Neto
A temporada Primavera/Verão 2025 da Semana de Moda de Paris reservou um dos momentos mais aguardados da indústria da moda: a estreia de Alessandro Michele como diretor criativo da Valentino.
O estilista, que liderou a Gucci por sete anos, apresentou suas primeiras criações para a Valentino em março deste ano, quando revisou os acervos de Valentino Garavani, fundador da marca, para criar sua coleção Resort 2025 em formato de photolook. No entanto, foi apenas neste domingo (29) que o estilista apresentou oficialmente uma coleção em um desfile, marcando sua estreia na direção criativa da Maison.
O estilo vintage e boho de Michele retornou às passarelas. Enquanto Pierpaolo Piccioli, ex-diretor criativo da grife, adotava uma abordagem mais sensual e comercial, Michele trouxe de volta a extravagância característica da Valentino.
Fundada na década de 1960, a marca se destacou por criações maximalistas e luxuosas, com o uso de babados, cores vibrantes — especialmente o vermelho — e silhuetas marcantes. Elementos que ajudaram a consolidar Valentino como um dos grandes nomes da moda.
Rendados, luvas, babados, mix de estampas, androgenia e pérolas deram o tom setecentista da coleção. O cenário do desfile, que também ganhou uma ornamentação vintage, remetia a uma mansão abandonada, com piso espelhado quebrado e móveis cobertos por lençóis.
Os detalhes trouxeram uma pegada contemporânea à estreia, com uma variedade de acessórios que enriqueceram a narrativa da coleção. Piercings, principalmente nas regiões do nariz e dos lábios, compuseram os looks, dando um toque de rebeldia e inovação.