Por Adan Neto
A temporada de Primavera/Verão da Milão Fashion Week 2024 chegou ao fim nesta segunda-feira (23), após oito dias intensos de desfiles que reafirmaram a cidade como um dos principais polos da moda mundial.
O evento contou com a participação de grandes marcas como Gucci, Versace, Dolce & Gabbana e Diesel, que apresentaram suas visões inovadoras e tendências para a nova estação. Milão se consolidou mais uma vez como um verdadeiro epicentro de glamour e criatividade. Confira as principais tendências e destaques da temporada!
Gucci
Na última sexta-feira (20), Sabato de Sarno apresentou pela segunda vez uma coleção de verão pela Gucci. Para a temporada de 2025, o diretor-criativo da Maison manteve sua identidade clássica e singela. Com uma silhueta inspirada na década de 1960, através do uso do couro, lingeries, minissaias e jaquetas, o verão Gucci mostrou-se sensual, porém em uma maneira mais discreta.
Versace
Donatella, que também desfilou sua coleção na última sexta-feira (20), apresentou uma Versace colorida e estampada. A marca apostou em cortes de alfaiataria e os vestidos sensuais característico da marca. Os tecidos, apresentados em composições fluídas e leves, receberam estampas florais e monogramas coloridos na paleta azul, verde, lilás e marrom.
O mix de matérias, tecidos, texturas e estampas deram o tom da década de 1970 à coleção. Em alguns momentos, a marca mostra sua principal aposta para o verão italiano: boho chique.
Dolce & Gabbana
Com Madonna na primeira fileira e realizando uma homenagem ao ícone da música pop, Dolce & Gabbana desfilou uma coleção nostálgica em Milão. A silhueta de cone aos seios, que remete ao clássico sutiã utilizado pela cantora durante a década de 1980, dominaram as passarelas.
Vestidos justos em seda, casacos de pele falsa de animais, brilhos, peças em rendas e o clássico terninho compuseram o desfile memorável que revisitou o guarda-roupa de Madonna durante sua trajetória.
Diesel
A marca que tem conquistado cada vez mais espaço na indústria da moda italiana apresentou, no sábado (21), uma coleção jovial e rebelde. Proporcionando a reflexão da versatilidade do jeans e a importância de uma moda sustentável, Glenn Martens, diretor criativo da marca, apresentou uma coleção atenta aos desejos da nova geração. Looks all jeans, como ternos, vestidos, saias, blusas e jaquetas receberam diversas lavagens do tecido e texturas, como rasgados, desfiados e franjas.