Nesta quarta-feira (11), o estilista amazonense Maurício Duarte fez sua estreia na New York Fashion Week com a coleção “Muiraquitã”. Parte da Federação de Designers da América Latina, Duarte apresentou peças que remetem às suas raízes culturais, destacando o uso de fibras naturais, como o tucum, tecidas à mão por artesãs de comunidades indígenas do Amazonas.
A coleção trouxe tecidos fluidos e orgânicos em modelagens sofisticadas. Estampas geométricas, palha, bordados e drapeados dominaram a passarela, que contou com a presença especial da influenciadora Thelminha, vencedora do BBB20.
Maurício traz para a passarela um poderoso amuleto de sorte e proteção, um Muiraquitã, profundamente enraizado em suas origens e história pessoal. “Escolhi o nome ‘Muiraquitã’ porque, além de ter sido o título do meu primeiro trabalho na faculdade, em 2017, é também um símbolo que carrego comigo desde que me mudei para São Paulo, em 2016. Ganhei o Muiraquitã da minha mãe, e ele me acompanha como um amuleto de proteção”, conta Maurício.
O processo criativo do estilista valoriza o trabalho artesanal em parceria com associações indígenas de Manaus. Os acessórios, que complementaram os looks, foram desenvolvidos pelo designer Carlos Penna.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por MAURÍCIO DUARTE (@mauricioduartebrand)