Nesta segunda-feira (19), uma Superlua será visível em todo o Brasil, sem a necessidade de equipamentos especiais para observação. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite está mais próximo da Terra. Esse alinhamento faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante no céu. O evento poderá ser observado a partir das 15h25, mas a melhor visualização será ao anoitecer, em locais com pouca nebulosidade.
Além de ser uma Superlua, o evento também será uma “Lua Azul”, um termo usado para designar a segunda Lua cheia em um mesmo mês. Apesar do nome, a coloração do satélite não mudará. No entanto, em 1883 e 1951, a Lua realmente adquiriu um tom azulado devido a partículas na atmosfera, causadas pela erupção do vulcão Krakatoa e por incêndios florestais no Canadá.
O fenômeno da Superlua ocorre aproximadamente a cada dois anos, e nesta segunda-feira será uma oportunidade rara para os observadores. Ao anoitecer, quando a Lua estiver alta no céu, ela proporcionará um espetáculo natural que poderá ser apreciado de qualquer lugar do país.