O vulcão Etna, na Sicília, Itália, entrou em atividade novamente, resultando no fechamento temporário do aeroporto de Catania nesta quinta-feira (15). A decisão foi tomada após a queda de cinzas vulcânicas na região, que impactou o tráfego aéreo.
A erupção evoluiu rapidamente, com a emissão de lava durante a noite, que cessou na madrugada de hoje. A coluna de fumaça e cinzas atingiu 9.500 metros acima do nível do mar, conforme dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.
O aeroporto de Catania permanecerá fechado até que as condições melhorem. O Etna, conhecido como o vulcão mais ativo da Europa, frequentemente afeta a vida na região com suas erupções, que não só interrompem o tráfego aéreo, mas também representam riscos à saúde e ao meio ambiente.
As autoridades italianas estão em alerta, monitorando de perto a atividade vulcânica para avaliar a necessidade de outras medidas de segurança. Embora não tenham sido relatados feridos, a situação está sendo tratada com cautela para prevenir possíveis danos.