Por: Adan Neto
A 3ª edição da Amarê Fashion, a Semana da Moda Goiana, teve início na quarta-feira (7) no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Este ano, além dos desfiles, o evento conta com a presença de figuras importantes da moda nacional, que discutem estratégias de mercado, posicionamento de marcas e a representatividade social na moda.
O objetivo do evento é impulsionar a indústria têxtil local e valorizar marcas autorais do estado. A programação segue até sábado (10) com diversas outras atrações. Confira os destaques dos dois primeiros dias:
A Itália de Jerônima Baco
Abrindo a programação, a designer goiana Jerônima Baco, diretora criativa da marca homônima, apresentou a coleção “Sanguinis”, inspirada em sua herança italiana. O desfile transportou o público à Itália renascentista, com corsets, crucifixos e vestidos de múltiplas camadas.
A coleção começou com peças em vermelho, simbolizando a ligação sanguínea com a Itália, seguidas por tons azulados e, posteriormente, violeta. O tom gótico, característico da marca, predominou no final da apresentação, com véus, batons escuros e looks all black dominando a passarela.
Poesia de Praxedes
Veterana da Amarê, a marca Praxedes apresentou a coleção “Poesia”, na quinta-feira (8). Tatiane Praxedes, diretora criativa da marca, inspirou-se nas poesias da vida e em papéis de carta. A coleção, marcada por influências da moda francesa, trouxe às passarelas peças românticas, com estampas de rosas, manuscritos que remetem a cartas e modelagens versáteis para o dia a dia da mulher.
O saudosismo da Ophion
Estreando no evento, Washington Gomes, designer por trás da marca Ophion, fechou a programação de desfiles da quinta-feira (8). A coleção “Terra Mãe” foi uma homenagem à antiga cidade de Campinas, agora um bairro de Goiânia. A Ophion explorou cores, flores e texturas da região, desfilando peças que remetem à identidade goiana da década de 1930.