O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, prestigiaram neste domingo (28) a comemoração dos 50 anos do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. O ex-governador Leonino di Ramos Caiado, que idealizou o espaço, também esteve presente e foi homenageado pelos pilotos da Stock Car.
Leonino é engenheiro civil e ex-governador do estado e inaugurou o autódromo com o intuito de trazer visibilidade para a capital ao receber grandes competições. “Ver o autódromo completar 50 anos e ainda ser uma referência é uma grande satisfação”, destacou.
“Leonino foi um visionário ao construir essa obra. Os pilotos adoram correr em Goiânia porque a pista é considerada não só bela, mas também com um trajeto invejável. É moderna e está apta para receber todas as competições possíveis em um autódromo”, afirmou Caiado. Em 2023, a estrutura esportiva recebeu 250 mil visitantes.
Durante a cerimônia, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) também lançou um selo oficial em homenagem a data.
Sistema Fotovoltaico
Para aumentar a eficiência energética do autódromo, foi inaugurada uma usina fotovoltaica durante o evento. Fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e a Equatorial, foram substituídos 619 refletores e instalado um sistema fotovoltaico de 62 KWp.
A modernização da iluminação das principais praças esportivas do estado inclui também a substituição de 144 refletores no Estádio Serra Dourada, 50 na Praça Poliesportiva e 271 no Ginásio Goiânia Arena. Essa iniciativa deve gerar uma economia de R$ 204,9 mil por ano.