A Companhia de Dança Deborah Colker chega a Goiânia com o seu novo espetáculo “Sagração”. As apresentações estão marcadas para agosto, nos dias 23 e 24, combinando a música clássica de Stravinsky com ritmos brasileiros, inspirados em visões ancestrais sobre a origem do mundo.
O processo criativo de “Sagração” durou dois anos e meio. O espetáculo é uma livre adaptação de “A Sagração da Primavera”, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial pela montagem estreada em Paris em 1913, com coreografia de Vaslav Nijinsky e produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca utilizadas em partituras.
Foi em uma viagem para o Xingu, durante o Kuarup, e no encontro com as aldeias indígenas Kalapalo e Kuikuro, que Deborah conheceu Takumã Kuikuro. O cineasta contou à ela como o povo do chão recebeu o fogo do Urubu Rei. Essa história é dançada e acompanhada por narração do próprio Takumã e faz parte da coleção de cosmogonias que a diretora reuniu para montar a dramaturgia do espetáculo.
“Quando decidi recontar esse clássico, pensei que teria de ser a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil”, lembra Deborah, que também é pianista. “Stravinsky foi responsável por pontos de ruptura e provocação entre o erudito e o primitivo. ‘A Sagração da Primavera’ representa esses pontos de evolução da humanidade”.
A Companhia comemora seus 30 anos de história com a turnê, realizando espetáculos por diversas cidades brasileiras. Ao longo dessas três décadas, houve mais de duas mil apresentações, em mais de 100 cidades, de 32 países, totalizando um público de cerca de 3,5 milhões de pessoas.
Serviço: Companhia de dança Deborah Colker apresenta espetáculo “Sagração” em Goiânia
Quando: 23 e 24 de agosto
Onde: Teatro Goiânia – R. 23, 252 – St. Central, Goiânia
Ingressos online: sympla.com
Ingressos físicos: Komiketo Sanduicheria- Av. T-4, n. 6000, St. Serrinha