Suíça On lança tênis revolucionário com tecnologia em spray

Marca aposta em inovação para melhorar desempenho nas Olimpíadas de Paris 2024
tênis revolucionário com tecnologia em spray
A corredora queniana Hellen Obiri venceu a Maratona de Boston com o modelo e competirá com ele nos Jogos de Paris (Foto: Reprodução/Instagram @on)

A marca suíça de roupas esportivas On está introduzindo uma inovação no mercado de calçados com o lançamento do Cloudboom Strike LS, um tênis em spray desenvolvido com materiais avançados e fabricado por robôs. A peça, que pesa menos que um iPhone e custa US$ 330 (R$ 1.800), promete melhorar o desempenho dos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024. A corredora queniana Hellen Obiri, medalhista de prata olímpica, já utilizou o modelo para vencer a Maratona de Boston deste ano e competirá novamente com ele nos Jogos de Paris.

A On, sediada em Zurique, atribui o sucesso de seus calçados a uma combinação de biomecânica, fisiologia e extrema leveza. Um tamanho 39 no Brasil pesa apenas 170 g, significativamente mais leve que outros tênis de corrida populares. O diretor sênior de inovação da On, Ilmarin Heitz, enfatizou o compromisso da marca com a vitória dos atletas em um vídeo promocional.

O design inovador do Cloudboom Strike LS elimina elementos tradicionais como cadarços e língua, resultando em um tênis translúcido que se ajusta como uma meia. Johannes Voelchert, o inventor do modelo, desenvolveu a ideia ao observar uma pistola de cola quente criando teias de aranha decorativas. O conceito chamou a atenção da On na Feira de Design de Milão e foi rapidamente incorporado à produção.

A tecnologia de fabricação envolve a pulverização de um termoplástico colorido e marcado em três minutos por um braço robótico. A parte superior do sapato é fixada à sola de fibra de carbono e espuma de borracha usando calor, sem necessidade de cola. Este processo reduz as emissões de carbono em 75% comparado aos modelos tradicionais da marca, alinhando-se com a visão de sustentabilidade da On.

A On realizará uma demonstração ao vivo da tecnologia de pulverização em seus laboratórios em Paris no dia 25 de julho, véspera da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas. Embora ainda não se saiba quais atletas além de Obiri usarão o Cloudboom Strike LS nos Jogos, a tecnologia já está sendo testada por diversos esportitas olímpicos, incluindo o corredor australiano de meia distância Olli Hoare.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por On (@on)

Deixe um comentário