A Alfa Romeo anuncia hoje o lançamento da série especial Tributo Italiano no mercado nacional, a expressão máxima da emoção e desportividade intrínsecas à Alfa Romeo, materializadas na primeira série especial transversal a toda a oferta atual da marca que se assume, assim, como a versão de topo das suas respetivas gamas.
A perfeita personificação do conceito Made in Italy, os novos Alfa Romeo Giulia, Stelvio e Tonale Tributo Italiano partilham a linguagem visual, prestando homenagem às origens da marca e estão disponíveis exclusivamente nas três cores da bandeira italiana, Vermelho Alfa, Verde Montreal e Branco Alfa. Esteticamente, incluem ainda elementos como o tejadilho preto, componentes exteriores pintados na cor da carroçaria e a bandeira italiana nas capas dos espelhos retrovisores.
Por fora destaca-se, ainda, a icónica grelha dianteira da Alfa Romeo com acabamento em preto nos modelos Giulia e Stelvio e em Dark Miron no Tonale. As jantes de liga leve são de 21″ no Stelvio, de 19″ no Giulia e com novo design de 20″ no Tonale. Todas elas são combinadas com pinças de travão Brembo vermelhas que contribuem, ainda mais, para o visual desportivo dos Tributo Italiano.
Além disso, estão disponíveis em toda a série especial, e pela primeira vez no Tonale, elementos exteriores e interiores adicionais pintados na mesma cor da carroçaria, inserções laterais dos para-choques dianteiro e traseiro, guarda-lamas e saias laterais. Ainda no que diz respeito ao Tonale, o C-SUV conta com soleiras e frisos laterais e dianteiros em Dark Miron com acabamento mate, faróis Full-LED Matrix adaptativos e ponteiras de escape duplas e cromadas na versão Q4 Plug-In Hybrid.
Uma idêntica abordagem desportiva prolonga-se ao habitáculo dos três modelos Tributo Italiano. Os novos bancos desportivos em pele preta perfurada dispõem de apontamentos em vermelho e os seus apoios de cabeça são bordados com o logótipo exclusivo desta versão especial. No interior, são ainda novidade os pespontos com linha vermelha no tablier, bancos e painéis das portas. O Tonale volta a receber uma atenção especial, integrando agora um novo painel de instrumentos com “design carbono” e com o logótipo da marca, iluminação ambiente e soleiras em alumínio.
Lista de equipamento de topo e uma abrangente gama de motorizações
No que ao equipamento diz respeito, e assumindo um foco num elevado nível de conforto e requinte, destacam-se elementos como o sistema multimédia Connect 10,25″ NAV Multitouch, volante aquecido com patilhas de alumínio integradas na coluna de direção, portão da bagageira com abertura inteligente (sem mãos), sistema de infotainment sofisticado, bancos dianteiros ventilados e aquecidos e um sistema de som premium dotado de 14 altifalantes da Harman Kardon, incluindo um subwoofer.
Os novos Giulia e Stelvio Tributo Italiano estão disponíveis com o motor a gasolina 2.0 Turbo de 280 cv ou com o motor Diesel 2.2 Turbo de 210 cv, ambos com transmissão automática de 8 velocidades e tração integral Q4. Também está disponível o motor Diesel 2.2 Turbo de 160 cv com tração traseira.
Já o Tonale assume a essencial vertente eletrificada da novíssima série especial, estando disponível com o motor híbrido 1.5 de 160 cv (gasolina/elétrico) com transmissão automática TCT de 7 velocidades ou com o inovador Q4 Plug-In Hybrid que redefine o paradigma de “Desportividade Eficiente” ao proporcionar uma potência de 280 cv, bem como uma autonomia elétrica de 80 quilómetros.
De série, nos três modelos, é proposta a suspensão ativa “Dual-Stage Valve” com amortecimento controlado eletronicamente, bem como uma extensa gama de tecnologias de segurança e de assistência à condução, como por exemplo: Sistemas ADAS para condução autónoma de nível 2; uma câmara de alta resolução que oferece uma visão de 360° semelhante à de um drone em redor de todo o automóvel; deteção de veículos no ângulo morto e de tráfego cruzado na retaguarda; sensores laterais; espelhos retrovisores exteriores eletrocromáticos.
Versões Tributo Italiano já disponíveis para encomenda em Portugal
Assumindo-se como a expressão máxima do nobre caráter italiano e da desportividade imediatamente associados à Alfa Romeo, a nova série especial Tributo Italiano está já disponível para encomenda no mercado nacional, com os preços a iniciarem-se nos 53.960 euros do Tonale 1.5 Hybrid 160 cv. A motorização híbrida plug-in do mais recente membro da família Alfa Romeo e símbolo da sua metamorfose, está disponível em associação à nova série especial Tributo Italiano por um preço de 61.170 euros. A gama Alfa Romeo Tonale está disponível a partir de 385€ + IVA mês em Smart Renting para empresas Leasys (48 meses/ 60.000km)[1].
Já os novos Giulia e Stelvio Tributo Italiano estão disponíveis a partir de 65.600 e 76.500 euros, respetivamente. Os modelos Giulia e Stelvio estão disponíveis, respetivamente, a partir de 610€+IVA[2] e de 740€+IVA[3] mês em Renting para empresas Leasys (48 meses/ 60.000km).
Spot televisivo dedicado ao saber fazer e à paixão dos Italianos foi gravado em Matera
A Alfa Romeo escolheu Matera, uma das cidades mais antigas do mundo, suspensa entre a tradição e a inovação, como cenário sugestivo para o shooting da série especial Tributo Italiano. Famosa pelos Sassi, declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1993, a cidade lucana está suspensa entre passado e futuro, tradição e inovação, refletindo perfeitamente a essência da Alfa Romeo: uma marca com um passado glorioso que está a escrever a história desportiva do século XXI.
Pelas ruas históricas de Matera, banhadas pela luz do sul da Itália, partem os três veículos Tributo Italiano para chegar a Milão, a capital italiana da inovação tecnológica e cidade natal da marca que nasceu aqui em 24 de junho de 1910. Assim, cria-se um fio condutor entre duas realidades muito distantes, mas unidas pela mesma vontade de olhar para o futuro com ambição e orgulho. E hoje, graças principalmente aos muitos jovens locais, a cidade é um laboratório de projetos e propostas de inovação social, sustentabilidade e preservação da identidade histórica, cultural e paisagística. E talvez nem todos saibam que o avô do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca italiana, era originário de Montalbano Jonico, uma pequena cidade na província de Matera.
A Alfa Romeo dá continuidade à intenção de retratar e contextualizar seus automóveis em locais fascinantes de Itália, estreitamente ligados à sua história centenária. Isso é evidenciado pelas maravilhosas imagens feitas para o centenário do Quadrifoglio em Palermo, onde o símbolo apareceu pela primeira vez no Alfa Romeo de Ugo Sivocci que venceu a Targa Florio de 1923. Foi assim também para o shooting dedicado aos Novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, realizado em Mantova e nos arredores do Lago de Garda, os mesmos lugares utilizados pelas etapas da “1000 Miglia” de 1930, onde Tazio Nuvolari se destacou pela primeira vez ao volante de um Alfa Romeo 6C 1750 GS Spider Zagato.