O ano está quase no fim, mas para quem está interessado em trocar de carro, a lista dos modelos mais vendidos em 2023, promete inspirar e ajudar muita gente na escolha de um novo modelo. Isto porque, investir nos automóveis mais desejados do mercado é um passo estratégico à medida que pode representar facilidade na hora da venda do veículo adquirido ou mesmo na garantia de uma melhor valorização.
Entre os modelos mais vendidos no Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada segue na liderança, com mais de 86 mil novos carros rodando no mercado em 2023. Quem aparece na segunda colocação é o Volkswagen Polo, que superou o Chevrolet Onix nos últimos meses. Para fechar o Top 5, o Hyundai HB20 ocupa a quarta colocação do ranking com 7.622 vendas até setembro enquanto o sedã Chevrolet Onix Plus é o quinto com quase 7 mil emplacamentos. Entre os SUVs, o lugar mais alto do pódio fica com o Volkswagen T-Cross, modelo mais vendido do segmento no ano. Já o segundo lugar é do Chevrolet Tracker, que teve 6.537 comercializações apenas em setembro. Enquanto o Volkswagen Nivus é o terceiro com 4.771 emplacamentos no mesmo mês.
Conforme explica Robério Pires, Diretor da Umuarama Concessionárias o Ranking de vendas em 2023 mostra um resultado de estratégias do segmento, mas o importante mesmo ao adquirir um novo modelo é descobrir qual é a versão que mais se adapta à rotina do cliente, essa consultoria deve atender as suas necessidades de uso. Precisa-se ouvir o cliente, entender sua expectativa e necessidades de uso, seja para se deslocar ao trabalho, utilizar o veículo como renda extra ou mesmo viajar, utilizando o veículo exclusivamente na hora do lazer na companhia de amigos ou parentes.
Ele ainda acredita que um fator essencial na decisão de compra do cliente é a qualidade do atendimento. Ali se consegue ir além da venda, que são as interações e o relacionamento contínuo com o cliente, gerando retenção e sustentabilidade para os negócios. “Precisamos atender com alegria, satisfação, e muita transparência”, diz.
“O produto é hoje um ponto comum entre as montadoras, é preciso estar sempre inovando e encantando o cliente. É por isso, que o mercado segue tão democrático, produzindo modelos com uma infinidade de particularidades. Para alguns, o que mais importa é o desempenho e durabilidade, enquanto para outros a preferência é por maior necessidade de espaço e conforto. Há clientes que se encantam com o painel multimídia, repleto de interatividade ao passo que alguns clientes não abrem mão de economia”, define Robério Pires, Diretor da Umuarama.
Mesmo com tanta diversidade, comprar um carro segue sendo uma tarefa prazerosa, mas que demanda conhecimento para entender a dinâmica do mercado e gosto individual. “Independente do desejo por um zero quilômetro, sem dúvida, o primeiro passo é visitar a concessionária da marca do veículo que se pretende adquirir. São locais que sempre oferecem garantia e dados alinhados ao processo de fabricação, acesso a garantias de fábrica e inovações, que tornam a experiência de compra única e marcante”, indica o especialista.
As concessionárias são extensões das montadoras. Somente a Umuarama Concessionárias atua com 33 unidades de negócios nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Tocantins, onde representa montadoras como Toyota, Fiat, Volkswagen, Kia, Citroën, Peugeot, Harley-Davidson, KTM e Triumph. “Muitas vezes o cliente tem em mente o modelo que deseja comprar e a pesquisa não deve ser baseada apenas ao preço. As concessionárias oferecem muitas condições de fábrica, promoções e parcelamento facilitados, tornando o preço sempre acessível ao bolso do cliente. Mesmo um cliente que passa bastante tempo pagando pelo modelo zero quilômetro sente na prática a vantagem de usufruir de um bem por muito tempo sem qualquer intercorrência como mecânica e economia de combustível”, finaliza Robério.