Goiânia se prepara para receber mais uma edição da corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes do HGG, um evento que tem como intuito a conscientização sobre o diabetes. A corrida, que será realizada no dia 19 de novembro, com largada às 7h, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, busca celebrar a vida e promover a importância da atividade física na prevenção e controle do diabetes.
O evento já está em sua segunda edição e assume um significado especial, uma vez que ocorre na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, reforçando o compromisso em conscientizar a população sobre essa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Os participantes da corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes do HGG percorrerão uma jornada de 5 km e estarão contribuindo para dar continuidade a esse importante trabalho de apoio aos diabéticos em Goiás. Já que essa iniciativa vai além da diversão da corrida e tem um propósito nobre de apoiar o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD).
Para o médico Nelson Rassi, chefe do Serviço de Endocrinologia do CEAD/HGG, corrida é uma das práticas corporais mais antigas da humanidade que pode ser realizada como forma de recreação ou enquanto esporte. “Apesar de parecer simples, a ação de correr exige diferentes habilidades físicas, tais como condicionamento cardiorrespiratório, resistência, potência muscular e velocidade. Na pré-história a prática era essencial para a subsistência humana, seja para a caça ou para a fuga de animais. A corrida é hoje uma atividade física acessível a todos, seguro, quase isento de acidentes ou lesões, sociável, para todas as faixas etárias e de custo praticamente zero”, comenta.
Nelson enfatiza que o esporte pode ser praticado a qualquer hora do dia ou mesmo à noite em um ambiente bem iluminado, em todas as estações podendo ser prazeroso correr na chuva. “Os benefícios da corrida ao corpo humano são inúmeros incluindo controle do peso corporal, equilíbrio imunológico, melhor controle da pressão arterial, redução dos valores de colesterol e triglicérides no sangue, redução do estresse e aumento da massa óssea”, finaliza.
A corrida de rua em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é praticada em inúmeras cidades do mundo (Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Londres, Paris São Paulo, Miami, Boston, Chicago, Tokio, Lisboa, Beijing e centenas de outras cidades) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância do seu tratamento e prevenção.
Inscrições e entrega de kits
As inscrições para o evento podem ser feitas até a próxima segunda (13), no site oficial da corrida. A entrega dos kits da corrida acontece no sábado, 18 de novembro, das 9 às 17 horas, no Cead, localizado no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes – CEAD. É obrigatório levar o comprovante de inscrição e documento original ou cópia (para terceiros) com foto.