Goiânia será sede da 2° edição da Feira de Tecnologias da Construção, a Construtec, que acontecerá no Centro de Convenções da PUC-GO, entre os dias 8 a 10 de novembro. A capital foi escolhida por Goiás ser considerado como um dos estados com maior potencial de desenvolvimento no setor da construção civil.
Na edição passada, o evento conseguiu fomentar mais de 40 milhões em negócios. A esperança é que esse ano chegue a 70 milhões, visando aproximar revendedores e fornecedores; atrair novos clientes; aumentar o apoio direto nos pontos de vendas; criar mais visibilidade com o público alvo; trazer capacitação para o setor com palestras; gerar maior qualidade nas vendas, e também de divulgar o segmento para todo estado.
Reunindo em um único ambiente toda a cadeia do segmento, a Construtec, busca apresentar as últimas novidades para os lojistas, engenheiros, arquitetos e profissionais atuantes principalmente no Estado de Goiás e Distrito Federal. Com uma expectativa de público de aproximadamente cinco mil participantes, principalmente da grande Goiânia e do estado, a Feira irá reunir uma média de quarenta expositores. Buscando trazer para a Capital o melhor que existe no mercado, a Construtec terá expositores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal e também de Goiás.
A Construtec é uma espécie de facilitadora para o segmento, segundo Feliciano Ramos, idealizador da Feira, “o mercado de Goiás é muito expressivo na área da construção civil, contudo a feira mais próxima é em São Paulo, e nem todo profissional pode se deslocar para ter acesso às novidades, além de ser oneroso”, explica.
Para o presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (Fenapc), João Víctor Ribeiro, é muito importante que existam iniciativas de feiras estaduais e regionais acontecendo fora do eixo Rio/São Paulo “hoje as grandes feiras estão concentradas nos grandes eixos onde estão as indústrias, e o maior mercado consumidor de distribuição e de varejo da construção civil. Logo, qualquer evento fora desse eixo agrega muito no sentido da informação ser propagada fora deste grande eixo”, frisa o presidente da Fenapc.
João Victor Ribeiro, ainda acredita que “as feiras de um modo geral são uma oportunidade do consumidor ter contato com novas tecnologias, tendências e principalmente informações” frisa o presidente da Fenapc. Luiz Carlos Borges, presidente do Sindicato das Empresas de Extração de Areia do Estado de Goiás (Sindiareia) que participou da edição passada também relata que a Construtec além de promover trocas de conhecimento ainda “desperta interesses e movimenta toda a infraestrutura de construção, desde o local do evento, hotéis, restaurantes, e tudo que envolve o evento”, conclui Luiz.
Outro fator importante para a Feira acontecer em Goiânia, segundo Feliciano, é que é uma forma de trazer as últimas novidades do mercado, através de informações com as palestras, além de auxiliar na capacitação e na formação de networking. O que coloca a região centro-oeste no mapa do segmento, como afirma Irma Fernandes, presidente do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco). “A primeira feira iniciou um processo de relacionamento que antes estava centrado nas regiões sul, sudeste e até o nordeste do Brasil. Agora o Centro-Oeste e o Norte do país estão com a Construtec e os efeitos virão com o tempo e com as edições”, pontua Irma.
Com 18 palestras e entrada gratuita, o evento começa a partir das 15 horas e vai até as 21 horas. Os interessados devem fazer sua inscrição no site ou no evento. Para participar das palestras é importante se inscrever antecipadamente, devido ao limite de vagas.
Serviço: Construtec – Feira de Tecnologias da Construção
Local: Centro de Convenções da Puc
Data: 08 a 10 de novembro de 2023
Horário: 15h a 21 horas
Classificação: 16 anos