Novo Renault Arkana protagoniza a “Nouvelle Vague” da marca

Nova identidade visual consolida o SUV cupê do segmento C na nova gama de modelos Renault.
Fotos: Renault

Revelado em outubro de 2020 na versão europeia, o Renault Arkana representa perfeitamente o sucesso do plano estratégico Renaulution. Com 163 mil unidades vendidas (240 mil no total se forem consideradas as vendas do modelo XM3 da Renault Korea Motors), este SUV cupê com visual diferenciado protagoniza a reconquista da marca no segmento C, junto com o Mégane E-Tech Elétrico e o Austral.

Provocando uma mudança nos padrões tradicionais do mercado com seu estilo de SUV cupê ao mesmo tempo dinâmico e espaçoso, o Arkana se internacionalizou para ser vendido em vários continentes, desde Austrália e Nova Zelândia, passando pelo Japão, Israel e Chile. As versões topo de linha – R.S. Line e E-Tech Engineered – oferecem mais personalidade e dinamismo, tendo contribuído fortemente para este sucesso, totalizando 53% do mix na Europa, em 2023. Debaixo do capô, a grande maioria dos clientes prefere a motorização E-tech full hybrid de 145 cv, que ficou com 63% das vendas na Europa nos seis primeiros meses de 2023.

Único no mercado, este motor oferece um prazer de dirigir inédito, associado a um excelente rendimento energético – considerado o segundo critério de escolha na hora da compra, ficando atrás apenas do design*.

* Fonte: pesquisa NCBS 2022 (New Car Buyer Survey, feita com compradores de carros novos).

Nova Identidade Visual

Hoje, a Renault está revelando o Novo Arkana que, complementando o design original fluido, imponente e robusto, passa a integrar a nova identidade para transitar ainda mais na “Nouvelle Vague” da marca. Ele ostenta agora o logo Renault “Nouvel’R”, que aparece integrado na grade frontal, no centro de uma faixa em tom Black Piano, que faz a junção entre os faróis. O conjunto forma uma superfície plana e lisa, conferindo mais elegância ao modelo.

O design do logo “Nouvel’R” serve de base para o desenho da grade frontal, que revela uma repetição de losangos de forma deliberadamente desestruturada, harmonizando com o losango central. Os traços laterais de cada losango se destacam visualmente, graças a um efeito esculpido em 3D que dá profundidade ao conjunto. Dependendo da versão de acabamento (Evolution, Techno, Esprit Alpine), estes traços aparecem em tom de Preto, Cromado Acetinado ou Cromado Preto, valorizando e diferenciando cada modelo. Além disso, este aspecto vertical do adorno da grade frontal confere ainda mais homogeneidade em relação à grade localizada na parte inferior do para-choque.

Agora, a lâmina aerodinâmica característica das antigas versões R.S. Line e E-Tech Engineered ornamenta o para-choque nas versões topo de linha Techno e Esprit Alpine. Ela recebe a cor da carroceria na versão Techno e um tom de Cinza Acetinado na versão Esprit Alpine.

Na parte de trás, o logo que aparece no centro da tampa traseira é revestido – assim como na parte da frente – com um tom de Preto Cromado, o mesmo acabamento encontrado nas letras de identificação do nome e na ponteira do escapamento. Já as lanternas contam com um tratamento tipo cristal levemente fumê, proporcionando a elas um ar de modernidade.

O cromado dos elementos decorativos (grade frontal, contornos dos vidros, etc.) deixa de existir em toda a gama, dando lugar – conforme a versão – aos tons de Preto, Preto Acetinado e Black Piano.

Nova Versão Esprit Alpine

Assim como os modelos mais recentes da gama Renault, o Novo Arkana oferece agora a versão de acabamento topo de linha Esprit Alpine, em um estilo “esporte chique” que convém perfeitamente à personalidade do veículo.

Além da lâmina do para-choque frontal na cor Cinza Acetinado, o exterior desta versão de acabamento se diferencia pelo logo na cor Cinza Xisto com contorno na cor Black Piano, cumprindo a função de adorno do para-lama. As novas rodas de 19 polegadas com desenho perfurado dão ao Novo Arkana um visual tanto imponente como esportivo. A aerodinâmica da traseira é potencializada pelo novo spoiler, cujo recorte se harmoniza com o teto.

Do lado de dentro, os bancos couro sintético ecológico (contendo 10% de materiais de origem biológica) e suedine, material cuja aplicação foi ampliada em comparação com as versões topo de linha R.S. Line e E-Tech Engineered anteriores. Estes bancos são ornados com pespontos horizontais na cor azul, recebendo um logo Alpine no encosto. Por sua vez, os cintos de segurança se diferenciam pela presença de duas faixas na cor azul.

Os painéis das portas e o volante recebem pespontos nas cores vermelho, branco e azul, enquanto que a parte do painel que fica de frente para o passageiro dianteiro é revestida com um acabamento que remete à ardósia, ao mesmo tempo discreto e elegante.

Seja qual for a motorização escolhida, a cabine da versão Esprit Alpine do Novo Arkana recebe a alavanca de câmbio “e-shifter”, que é desprovida de cabos mecânicos.

Gama simplificada, mais itens de Série

A gama de versões do Novo Arkana se resume agora a três opções de acabamento: Evolution, Techno e Esprit Alpine.

A partir da versão Evolution, a lista de itens de série foi aprimorada com a navegação via satélite incluída no sistema de infotainment Renault EASY LINK. Além disso, este último passa a ser compatível por conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital continua tendo 7 polegadas na diagonal, mas agora passa a exibir informações em uma superfície ampliada.

Além da lâmina aerodinâmica do para-choque na cor da carroceria, a versão Techno se diferencia pelas rodas trazidas das antigas versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logo e as letras do nome do modelo na traseira aparecem com acabamento Cromado Acetinado.

A nova cor de carroceria Azul Noturno / Midnight Blue aparece pela primeira vez na gama, que mantém as motorizações disponíveis atualmente: E-Tech full hybrid de 145 cv e a gasolina mild hybrid de 140 e 160 cv.

Motor e-tech full hybrid 145 cv com modo “e-save”

A motorização E-Tech full hybrid de 145 cv oferece ao Novo Renault Arkana um prazer de dirigir incomparável, aliado à eficiência, dinamismo e suavidade da motorização elétrica. Esta motorização combina dois motores elétricos (um “e-motor” de 36 kW e um motor de arranque de alta tensão do tipo HSG – High-Voltage Starter Generator, Motor de Arranque / Gerador de Alta Tensão – de 18 kW) a um motor a combustão (gasolina) de 4 cilindros 1.6 l de 69 kW (94 cv), integrados a uma transmissão inteligente multimodos equipadas com acoplamentos de garras otimizada sem embreagem e uma bateria de 1,2 kWh.

O câmbio conta com 4 relações de transmissão para o motor a gasolina e 2 relações para o motor elétrico principal. A motorização E-Tech full hybrid oferece até 14 combinações de funcionamento entre o motor a combustão e o motor elétrico, otimizando o rendimento energético.

Todas as partidas são feitas no modo elétrico, portanto é possível rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade, proporcionando um ganho de consumo em ciclo urbano que pode chegar a até 40% em comparação com um motor a combustão clássico movido a gasolina. Graças à eficiência de sua motorização, as emissões de CO2 são limitadas a partir de 105 g/km, um excelente nível para a categoria. Além disso, este modo de condução elétrica oferece silêncio durante a rodagem e zero preocupações com a recarga.

A motorização E-Tech full hybrid de 145 cv do Novo Arkana conta com a função “e-save”. Com acesso a partir da tela digital nas configurações do veículo ou via modo de condução para as versões equipadas com o sistema de personalização MULTI-SENSE, esta função permite manter um nível mínimo de 40% de carga da bateria. Isto permite manter uma reserva para rodar no modo elétrico ou para auxiliar o motor a combustão em aclives acentuados, como ao subir a serra.

Agradável experiência ao volante

O Novo Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B, desenvolvida pela Aliança. Esta plataforma é reconhecida por sua eficiência, prazer de dirigir e incrível versatilidade, proporcionando ao condutor um comportamento eficiente e grande conforto.

A aderência ao solo do Novo Arkana aumenta a confiança, resultado dos ajustes do eixo traseiro que aumentam a estabilidade nas curvas quando em velocidades mais altas. Os movimentos laterais são limitados, mesmos nas condições de rodagem mais severas. A eficiência do chassi é reforçada por um esterçamento preciso e direto, enquanto a agilidade do veículo é favorecida pelo diâmetro de giro entre guias limitado a 11,2 metros.

Comercialização

A pré-venda do Novo Renault Arkana se inicia no decorrer do terceiro trimestre de 2023, conforme o país.

Deixe um comentário