A Ferrari apresentou hoje o Ferrari KC23, o mais recente da série One-Off de seu programa de Projetos Especiais. O carro, projetado a pedido de um importante colecionador do Cavalo Empinado, representa uma visão ousada e extrema do futuro do carro de corrida com rodas cobertas e reinterpreta as linhas do 488 GT3, o carro de corrida de maior sucesso nos 76 anos de história de Maranello, em sua versão “Evo 2020”. O KC23 consegue a dupla façanha de cativar com sua elegância quando visto parado, mas ao mesmo tempo emociona quando está na pista, graças a opções aerodinâmicas inovadoras, como entradas de ar de abertura automática e uma imponente asa traseira.
O KC23, projetado e construído pelo Centro Stile Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, é baseado no 488 GT3 Evo 2020, do qual herda o design, o chassi e o trem de força. O carro doador nesse projeto é realmente um carro como nenhum outro: na pista desde 2016 e atualizado há três anos com o kit ‘Evo 2020’, ele ostenta mais de 530 vitórias e 119 vitórias em campeonatos, o que o torna a Ferrari mais bem-sucedida da história, vencendo as corridas de resistência mais importantes do mundo.
Devido à natureza extrema de seu motor, chassi e configuração dinâmica, o KC23 foi projetado apenas para uso em pistas não competitivas, e sua principal peculiaridade está em sua configuração dupla. Enquanto o layout estacionário do carro permite que ele exiba suas formas puras, elegantes e sinuosas, quando ele vai para a pista, revela entradas de ar salientes e de abertura automática e uma asa traseira imponente de tirar o fôlego.
Desde os primeiros momentos do projeto, o Centro Stile Ferrari se propôs, de acordo com o cliente, a criar um carro único, extremo e não homologado que se tornaria imediatamente um clássico com linhas atemporais e, ao mesmo tempo, abriria um vislumbre do futuro do mundo dos supercarros. Esse objetivo desafiador significava revisar cada linha do 488 GT3 Evo 2020, incluindo as superfícies envidraçadas e os grupos de luzes.
O efeito desejado era o de uma carroceria unificada e monolítica. Portanto, decidiu-se ocultar algumas das funções técnicas do carro, em especial as entradas de ar laterais, fazendo com que elas se abrissem automaticamente quando o motor V8 biturbo na parte central traseira fosse ligado. Dessa forma, o KC23 é prefigurado como um carro vivo, cuja forma muda de acordo com seu uso. O spoiler traseiro também é removível, para máxima limpeza formal quando o motor é desligado.
O tratamento da superfície é fluido e as bordas são reduzidas ao mínimo para acentuar a essencialidade e a sinuosidade do KC23 em busca de um design icônico e futurista que resistirá ao teste do tempo. No entanto, quando o carro se prepara para a descida na pista e o motor é ligado, seu rosto muda radicalmente, aumentando sua agressividade e atitude de corrida. É impossível não notar a asa traseira que qualifica inequivocamente o KC23 como um carro de corrida, nascido para atacar os meios-fios e transferir toda a potência do V8 que o impulsiona para o asfalto.
Do ponto de vista da carga aerodinâmica e térmica, muito trabalho foi feito para manter o desempenho do carro no mesmo nível do carro doador, embora a silhueta dos dois carros seja completamente diferente. Para isso, foram construídos painéis cinemáticos ad hoc que são ativados automaticamente quando o KC23 é ligado: o que fica atrás da roda dianteira revela um desviador de fluxo que aumenta a força descendente vertical dianteira e mantém o equilíbrio aerodinâmico correto, enquanto o que fica na traseira garante o fluxo de ar necessário para resfriar o intercooler e os componentes auxiliares, bem como a entrada do trem de força.
Também são notáveis as portas de abertura vertical articuladas em um único braço, um v8 a arquitetura compartilhada com o icônico supercarro LaFerrari; no entanto, essa modificação não resultou em nenhuma alteração na estufa ou em outras partes estruturais do carro. O capô dianteiro tem um sistema de abertura simplificado, permitindo a inspeção e a manutenção da parte dianteira com a simples remoção de dois pinos. Os grupos de luzes também foram redesenhados na dianteira e, acima de tudo, na traseira, onde as persianas de metacrilato, inspiradas no carro-conceito Ferrari Vision Gran Turismo, proporcionam um efeito impressionante quando ligadas.
Até mesmo as janelas do carro foram influenciadas pela filosofia de design do KC23: sua montagem perfeita remove pilares, vedações e serigrafia da vista, criando um efeito de cúpula claramente derivado da aeronáutica, enquanto seu acabamento metálico permite que elas se misturem com a carroceria do carro para um efeito futurista e de alto impacto.
Outro elemento que chama a atenção de quem olha para o KC23 é sua cor Gold Mercury, uma tinta à base de alumínio de quatro camadas especialmente desenvolvida. O metal líquido contido nela a torna muito brilhante quando exposta à luz do sol e permite que ela mude de cor dependendo do tipo e do ângulo da luz que incide sobre ela, proporcionando um resultado excepcionalmente atraente.
O interior foi mantido o mais básico possível e semelhante ao da 488 GT3 Evo 2020, com exceção dos painéis das portas e do acabamento do painel de instrumentos do lado do passageiro. Os assentos específicos, estofados em Alcantara® com o logotipo eletrosoldado, dão à cabine uma aparência elegante, perfeitamente integrada ao exterior. A visibilidade traseira é garantida por um sistema de câmera que trouxe grandes vantagens aerodinâmicas ao eliminar os clássicos espelhos retrovisores, preservando as linhas da lateral do carro.
O carro é equipado com dois conjuntos de rodas especialmente projetadas: a roda de 18 polegadas servirá para o KC23 impressionar o público em circuitos ao redor do mundo, enquanto a dianteira de 21 polegadas e a traseira de 22 polegadas permitirão que ele expresse toda a sua classe em uma configuração estática.
A última novidade do Cavalo Empinado, que está em fase de projeto há mais de três anos, passa a fazer parte do segmento mais exclusivo da linha de carros únicos, projetados e construídos pelo Centro de Estilo da Ferrari com base no pedido de um cliente, colocando-o no auge das possibilidades de personalização oferecidas pela marca de Maranello. De 13 a 16 de julho, o novo carro será o centro das atenções no Goodwood Festival of Speed, um dos eventos automobilísticos mais importantes do Reino Unido, onde fará sua primeira aparição pública. Enquanto isso, de 1º de agosto a 2 de outubro, o carro estará em exposição no Museu da Ferrari em Maranello para o deleite de todos os entusiastas que desejam admirar de perto suas extraordinárias soluções formais e de engenharia.