Ferrari lança SF90 XX de 1.030 cv Stradale e Spider

Serão produzidas 799 unidades do SF90 XX Stradale e 599 unidades do SF90 XX Spider, respectivamente.
Fotos: Ferrari

O SF90 XX Stradale, uma nova versão especial baseada no SF90 Stradale, foi apresentado, juntamente com o SF90 XX Spider com capota rígida retrátil (RHT). Os dois modelos V8 PHEV serão produzidos em edições limitadas de 799 e 599 unidades, respectivamente. Eles representam a versão mais inovadora e extrema do conceito de “versão especial” da Ferrari, ou seja, carros projetados para levar o desempenho de determinados modelos da linha ao limite. Preço: 770.000 euros (cerca de R$ 4.079.000)

Nas últimas duas décadas, o conceito foi aperfeiçoado a tal ponto que muitas dessas Ferraris estão entre as mais lendárias da história recente do Cavalo Empinado, como a 488 Pista ou a 812 Competizione. No mesmo período, a Ferrari desenvolveu o “Programa XX”, com o objetivo de oferecer a um pequeno grupo de clientes a chance de crescer e se tornar verdadeiros pilotos de corrida, dirigindo carros não homologados para uso em estradas no limite em diferentes circuitos. O projeto provou ser um grande sucesso para todos os modelos desenvolvidos, o último dos quais foi o FXX-K EVO.

Com base no sucesso dessas experiências, a Ferrari decidiu criar um carro para estrada para simbolizar a simbiose dos dois programas. O SF90 XX Stradale foi desenvolvido a partir do supercarro SF90 Stradale, topo de linha, maximizando a experiência de pista até o limite. O desempenho é impulsionado por 1.030 cc  (30 a mais do que o SF90 Stradale), lógica de software específica e o uso de soluções aerodinâmicas inovadoras, como a asa traseira fixa, que da F50 retorna a um carro de estrada da Ferrari, permitindo que eles atinjam o extraordinário valor de downforce de 530 kg a 250 km/h.

Do mesmo conceito surge o SF90 XX Spider, que combina a adrenalina máxima na pista com o prazer de dirigir ao ar livre, além do prazer inigualável do icônico som V8 da Ferrari. O SF90 XX Spider também se beneficia das requintadas soluções aerodinâmicas do SF90 XX Stradale, neste caso combinadas com o estudo específico do fluxo de ar no cockpit aberto para garantir um nível ideal de conforto. O teto é a bem-sucedida capota rígida retrátil (RHT) da Ferrari, com painéis de alumínio, que pode ser operada em marchas de até 45 km/h e pode ser aberta ou fechada em apenas 14 segundos. Preço: 850.000 euros (R$ 4,5 milhões)

SF90 XX Spider

Motor

O SF90 XX Stradale herda a configuração PHEV típica do SF90 Stradale e do SF90 Spider, na qual o motor V8 térmico é integrado a três motores elétricos, dois independentes no eixo dianteiro e um na traseira, localizado entre o motor e a caixa de câmbio. Esse arranjo permite que o carro atinja uma potência de 1030 bhp (30 bhp a mais em comparação com o SF90 Stradale), posicionando-o como uma nova referência em termos de desempenho.

Motor Térmico

Com seus 797 cc, o motor V8 turboalimentado montado na parte central traseira do SF90 XX Stradale amplia ainda mais os limites de desempenho dessa arquitetura. O ponto de partida é a unidade de potência do SF90 Stradale, que nesta versão recebe o número de código F154FB e se torna ainda mais eficiente com o polimento dos dutos de admissão e escapamento. A isso se soma a adoção de novos pistões e a usinagem específica realizada na câmara de combustão para aumentar a taxa de compressão. Além disso, a eliminação do sistema de ar secundário também reduziu o peso do motor em impressionantes 3,5 kg em comparação com a aplicação anterior.

Som do Motor

O som redesenhado do SF90 XX Stradale aprimora seu espírito de corrida, elevando-o à sua expressão máxima. Para aprimorar a intensidade e o timbre do V8 em toda a sua faixa de rotações, os dutos do sistema de tubos quentes foram otimizados para transportar as pulsações da combustão para a cabine, aumentando as frequências mais altas para proporcionar a extensão máxima do motor V8 da Ferrari.

Materiais inovadores foram usados para melhorar a transparência acústica do sistema, resultando em uma explosão de riqueza sonora do icônico motor V8 da Ferrari. A linha de conexão com o coletor de admissão está posicionada mais próxima do capô e, consequentemente, do compartimento de passageiros, para que os ocupantes possam desfrutar de harmônicos mais ásperos e secos, indicando a quantidade de ar sugada pelo motor em proporção ao torque necessário. Também no circuito de admissão, o ressonador foi posicionado mais próximo do motor para aumentar seus harmônicos e sua intensidade.

Ao trabalhar em ambos os ramos do sistema de tubo quente, foi possível obter uma melhoria significativa na qualidade do som, que está em sua melhor forma na faixa média. À medida que você se aproxima do limitador, é nesse ponto que o carro expressa todo o seu potencial, e as modificações no sistema permitiram que a qualidade e a intensidade aumentassem ainda mais.

Motores Elétricos

Assim como o SF90 Stradale, o SF90 XX Stradale também é equipado com três motores elétricos, um localizado entre o motor de combustão e a caixa de câmbio, e dois no eixo dianteiro, que, nesse caso, espremem um máximo de 233 hp (171 kW) graças ao novo sistema patenteado de dinâmica veicular “extra boost“, o primeiro para um carro de estrada da Prancing Horse. Uma bateria de tecnologia de íons de lítio de alto desempenho alimenta os três motores e garante uma autonomia de 25 km no modo totalmente elétrico. Com o motor desligado, os motores dianteiros permitem que o carro atinja uma velocidade máxima de 135 km/h (135 mph).

Mudança

O SF90 XX Stradale e o SF90 XX Spider mais uma vez apresentam a caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades introduzida pela primeira vez na linha Ferrari no SF90 Stradale. Além disso, as relações de marchas mudam consideravelmente, com ambos os modelos usando o sistema de câmbio patenteado Ferrari Daytona SP3, que resulta em perfis de aceleração dinâmica mais envolventes. Além disso, o novo sistema melhora o som durante as trocas de marchas, apresentando uma nota de escapamento típica de corrida em rotações médias/altas.

Aerodinâmica

O desempenho aerodinâmico do SF90 XX Stradale é o mais alto já alcançado por um carro de estrada da Ferrari, comparável apenas ao do supercarro LaFerrari. Em comparação com o SF90 Stradale, o downforce vertical máximo foi dobrado, resultando em maior aderência e uma redução significativa nos tempos de volta em Fiorano. Esse resultado, derivado da experiência inigualável de Maranello em corridas, baseia-se na reformulação do gerenciamento dos fluxos de resfriamento dos componentes térmicos e elétricos, bem como no redesenho do compartimento do motor devido ao aumento da potência máxima disponível.

O carro se beneficia de um divisor de tamanho mais generoso do que o elemento semelhante no SF90 Stradale, definido por um estudo detalhado no túnel de vento. O elemento gera um fluxo de energia sob o carro que é aproveitado pela parte inferior da carroceria redesenhada. O difusor dianteiro ampliado ajuda a aumentar a força descendente em mais de 45 kg a 250 km/h, trabalhando em sinergia com os geradores de vórtice redesenhados. A força descendente gerada pela parte inferior da carroceria é estabilizada e multiplicada pelas superfícies da carroceria com formato adequado.

Como já mencionado, os S-ducts contribuem para a geração de força descendente dianteira, que aumentou em 20% em comparação com o SF90 Stradale. O ponto central para isso foi a introdução da grade no arco da roda dianteira, que permite a extração dinâmica do fluxo do poço da roda, possibilitando que o carro atinja um valor total de downforce dianteiro de 325 kg na velocidade máxima.

Controles Dinâmico

O desenvolvimento do SF90 XX Stradale teve como objetivo criar o carro de estrada da Ferrari com o melhor desempenho e excelente diversão ao dirigir, mantendo totalmente a funcionalidade do trem de força híbrido do SF90 Stradale. Na SF90 XX Stradale, a usabilidade do desempenho é de grande importância, em particular a capacidade do trem de força elétrico de proporcionar um desempenho surpreendente no uso urbano e extraurbano, com uma velocidade máxima no modo “eDrive” de 135 km/h.

A transição entre a caixa de câmbio elétrica e a híbrida é gerenciada suavemente, coordenando o eixo dianteiro elétrico, o DCT de oito velocidades, o motor elétrico traseiro e o V8 térmico para garantir uma progressão de aceleração contínua e disponibilizar o trem de força no menor tempo possível.

A funcionalidade de Vetorização de Torque, bem como a recuperação de energia durante a frenagem e a liberação, estão disponíveis em todas as configurações. O Ferrari Dynamic Enhancer 2.0 faz sua estreia no SF90 XX Stradale. – O Ferrari Dynamic Enhancer na versão 2.0, também ativo em todas as posições do Manettino e em todas as condições de aderência. Os vários sistemas são gerenciados pelo controle eletrônico de deslizamento lateral (eSSC) 1.0.

Um novo recurso importante é a introdução do sistema “ABS evo”, que fez sua estreia no 296 GTB e que, graças à sua integração com o sensor 6W-CDS, garante não apenas um desempenho aprimorado, mas também uma frenagem mais repetível em condições secas. Esse controlador é ativado em condições de alta aderência e nas posições Manettino a partir de “Race” para explorar os dados do sensor 6W-CDS e obter uma estimativa precisa da velocidade do carro. Isso permite que o deslizamento da roda seja determinado e que a distribuição da frenagem seja otimizada de acordo.

O sensor 6W-CDS mencionado acima fornece mais informações do que as usadas anteriormente. Em especial, ao medir as acelerações em todos os três eixos (x, y, z) e as velocidades de rotação relativas, ele permite que todos os controladores de dinâmica do veículo determinem o estado dinâmico do carro com muito mais precisão, otimizando suas intervenções.

Também fazendo sua estreia no SF90 XX Stradale está a lógica de controle “extra boost” derivada da F1 direta, que garante potência adicional por um intervalo de tempo definido. O objetivo desse software, que só está ativo na posição “Qualifying” do eManettino, é de fato fornecer um pico de potência de duração adequada que, por si só, garanta uma vantagem de 0,25 segundo por volta em Fiorano. A lógica alterna o fornecimento nas fases de pico e de manutenção, monitorando também o estado dos componentes para otimizar o perfil de fornecimento de potência.

Exterior

O SF90 XX Stradale representa a versão mais extrema do SF90 Stradale. Seus critérios de design são, portanto, os de um carro de corrida para o qual a homologação de estrada também é garantida. No entanto, o carro não é apenas uma versão especial; na verdade, ele representa o primeiro modelo do “Programa XX” a entrar nas portas da empresa para trazer a tecnologia máxima, a eficiência aerodinâmica e a potência do Cavalo Empinado derivadas do mundo das corridas para a estrada.

O SF90 XX Stradale, projetado pelo Centro de Estilo da Ferrari, dirigido por Flavio Manzoni, integra os princípios de engenharia do SF90 Stradale e os leva ao extremo. Graças à estreita sinergia entre o Centro Stile e o departamento técnico, foram realizadas intervenções muito significativas, principalmente com o objetivo de aumentar a força descendente do carro original.

A traseira é caracterizada pela extremidade traseira em forma de trimarã, que também incorpora os dois escapamentos centrais. Em comparação com a SF90 Stradale, há dois escapamentos mais imponentes dispostos atrás das rodas. Para enfatizar visualmente a largura da traseira, houve uma mudança no conceito de camadas. Um deles é o spoiler fixo, não visto em um carro de estrada da Ferrari desde a F50 de 1995; o segundo é o perfil na cor da carroceria que envolve uma barra de luz que distorce o conceito de farol duplo da SF90 Stradale. O terceiro, também visto no SF90 Stradale, é o spoiler soprado combinado com o spoiler de fechamento Gurney.

Em todo o carro, e ainda mais na parte inferior, elementos de fibra de carbono se destacam para enfatizar seu lado mais técnico. Outros elementos característicos são as saídas de ar quadrangulares arredondadas no capô dianteiro e traseiro, que se prestam a fazer parte da pintura. Elas foram projetadas como toques de cor que se harmonizam em contraste com os elementos laterais de fibra de carbono da asa traseira. O carro é equipado com rodas rolling star específicas com aletas aerodinâmicas em relevo.

Interior

O princípio orientador por trás do design interior do SF90 XX Stradale foi enfatizar a aparência de corrida do cockpit por meio de ações que visavam à redução significativa do peso. As áreas de maior intervenção foram os painéis das portas, o túnel e os tapetes do assoalho, simplificados do ponto de vista formal e material, favorecendo os tecidos técnicos e, nas partes funcionais, a fibra de carbono. A parte superior do painel de instrumentos é em Alcantara®, enquanto a parte inferior foi tratada com um tecido técnico. Os assentos são inspirados no mundo das corridas.

Os painéis das portas enfatizam o tema do SF90 Stradale. Na parte superior, as guelras que levam ao painel de instrumentos são destacadas pelo esquema de cores contrastantes. Por outro lado, a presença de três brânquias na área central é uma referência às saídas de ar dos arcos das rodas, que transmitem um efeito geral de grande dinamismo e plasticidade. As três aberturas, que lembram a linguagem do exterior, integram funções técnicas e de controle em uma interpretação estilística exclusiva.

A natureza essencial do túnel central o torna muito leve em termos visuais e de peso. Ele é dominado pela porta traseira, que ocupa uma posição central e elevada em comparação com a do SF90 Stradale. Em um segundo nível estão os controles dos vidros elétricos e o compartimento da chave. O design é caracterizado por volumes que criam uma combinação sofisticada de vazios funcionais e sólidos estruturais, que dão ao túnel uma aparência esportiva e refinada, além de enfatizar sua funcionalidade.

Um assento de corrida foi projetado especificamente para a SF90 XX Stradale, com uma estrutura tubular de fibra de carbono exposta e suportes destinados a aumentar o prazer de pilotagem esportiva sem comprometer o conforto. O mecanismo de movimentação do encosto foi integrado ao assento usando materiais de estofamento elásticos para mascarar as decomposições do assento. Assim, a estrutura parece perfeita, como um assento monocoque, mas com a possibilidade de ajustar o encosto. Juntamente com a estrutura de fibra de carbono, isso permitiu uma redução de peso de 1,3 kg em comparação com o assento monocoque do SF90 Stradale.

SF90 XX SPIDER

O SF90 XX Spider permitiu que o Centro Stile aproveitasse as modificações na traseira para criar uma arquitetura inconfundível, na qual o conceito de contraforte voador, inerente à tradição da Ferrari, harmoniza-se com o design em forma de seta da extremidade dianteira, estendendo a carroceria para a frente e dando-lhe uma conotação completamente diferente em comparação com o SF90 XX Stradale.

O centro de gravidade do carro parece mais baixo, especialmente na vista lateral, não só por causa do teto equipado com um para-brisa envolvente em continuidade com as janelas laterais, mas também porque os contrafortes são mais baixos do que no SF90 XX Stradale. Com o teto aberto, as barras de rolagem se projetam do resto da carroceria, mas como são feitas de fibra de carbono, não comprometem o efeito rebaixado e alargado gerado pelos contrafortes. O achatamento óptico do volume para baixo é, portanto, amplificado.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário