Em um país tropical, como o Brasil, é natural que a prática turística se intensifique durante o verão. Ainda assim, a variedade de biomas e climas pelo território nacional também possibilita experiências de lazer para quem prefere temperaturas mais amenas. Para aqueles que procuram lugares para curtir o friozinho, veja seis destinos que se destacam pelas experiências que oferecem no inverno.
Campos do Jordão e Olímpia (SP)
Em São Paulo, duas cidades se destacam: Campos do Jordão e Olímpia. A primeira faz parte da Serra da Mantiqueira e desperta a curiosidade e desejo do público devido à sua arquitetura no estilo europeu, assim como a produção de chocolates.
A sensação de estar em meio à natureza, transmitida pelas montanhas ocupadas por florestas de pinheiros, faz com que o destino seja valorizado pela sensação de relaxamento que proporciona aos seus visitantes. Além disso, a cidade conta com uma diversidade gastronômica que agradará os casais em busca de programas românticos.
A menos de uma hora de distância, está Olímpia. Esse é mais um destino que proporciona relaxamento através do contato com o meio ambiente, como pelas águas quentes, que naturalmente atingem temperaturas de até 70ºC. Há parques aquáticos os quais usam das propriedades medicinais das termas aliadas à diversão dos tobogãs, fazendo desta uma ótima opção para viajar em família. Outras atrações da cidade são o Vale dos Dinossauros e o Dreamland Museu de Cera.
Poços de Caldas (MG)
Minas Gerais também oferece um destino para quem busca os benefícios das águas termais: Poços de Caldas. Com trajeto realizado por ônibus, esse pacote garante a estadia em uma hospedagem all inclusive, ou seja, refeições e bebidas não alcoólicas são servidas à vontade. E, se tratando de culinária mineira, a alimentação rica em sabor é certeira.
Caldas Novas (GO)
Já para Caldas Novas (GO), há duas possibilidades para quem deseja viajar no próximo ano. A primeira é para quem prefere a facilidade proporcionada pelo serviço com pensão completa. Já a segunda pode ser ideal para aqueles que desejam conhecer melhor os restaurantes locais. Por lá. além de parque aquático abastecido por águas quentes, outras atrações naturais devem agradar os viajantes interessados na proposta do ecoturismo, como o Parque Estadual das Serras de Caldas Novas – com cachoeiras, trilhas e mirantes em mais de 120 km² – e o Lago Corumbá, onde há prática de esportes náuticos e passeios de jet ski.
Gramado e Foz do Iguaçu (RS)
Na região sul do país, Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (RS) são as opções preferidas dos viajantes que buscam aproveitar destinos que valorizam o inverno. Nos meses de junho e agosto, as quedas de temperatura na cidade gaúcha atingem 0ºC.
E, para se consolidar no turismo, Gramado oferece toda uma programação que se aproveita do frio, como o Snowland – parque de diversões com neve artificial – e a Rua Coberta – centro de compras de gastronomia.
Em Foz do Iguaçu (PR), a estação é um período privilegiado para quem deseja conhecer as Cataratas do Iguaçu e suas 270 quedas d’água. Por ser a estação menos chuvosa da região, a vazão de água das cascatas diminui, o que torna a névoa de gotículas de água que a cerca menos densa e os contornos das cachoeiras mais claros.