O filme Na Lata, da diretora goiana Ana Clara Gomes, foi selecionado para o festival ‘Latino & Native American Film Festival’, que acontece nos Estados Unidos. O evento será realizado na cidade de New Haven, Connectictut, entre os dias 13 e 28 de abril.
A produção brasileira narra o trabalho do grupo Vida Seca, que há anos realiza em Goiânia a oficina “Lixo ritmado, batuque reciclado”, formando blocos de percussão com a utilização de sucatas.
No curta de Ana Clara Gomes, o grupo faz um chamado com latas, para que as pessoas façam música a partir de materiais do cotidiano e com as possibilidades que tiverem.
Latino & Native American Film Festival
O festival americano que selecionou a produção goiana promove a cultura latina e indígena americana por meio da exibição de longas, documentários, curtas e animações. O evento é aberto ao público e terá exibições presenciais e on-line dos filmes selecionados.
Confira a sinopse do curta ‘Na Lata’:
Um bloco com latas e tambores feitos de materiais reciclados protagoniza uma narrativa sonora sobre a música nos reciclando. O bloco musical é formado a partir da oficina “Lixo ritmado, batuque reciclado”, realizada pelo grupo Vida Seca no seu projeto de formação de blocos de percussão de sucata. O grupo recicla objetos, beneficia materiais tidos como lixo e os transforma na possibilidade de todos e todas fazerem música.