O Carnaval é uma das grandes festas brasileiras, cuja fama corre o mundo todo. Mas, enquanto há pessoas ansiosas para os festejos chegarem, há também quem prefira sossego nessa época do ano. E, pensando em quem quer fugir dos grandes centros com suas maratonas de desfiles e blocos de rua, a Booking.com selecionou cinco destinos mais tranquilos para os leitores da Zelo conhecerem durante o feriado, confira:
1. Chapada Diamantina, Bahia
A capital baiana possui um dos maiores carnavais do país, com seus trios elétricos e uma festa popular vibrante. Mas, para quem quer fugir de tanta agitação, é possível conhecer Lençóis e região, onde fica o Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cerca de 6h30 de carro. Destino de ecoturismo e de aventura, é perfeito para quem gosta de estar no meio da natureza, com suas trilhas, cachoeiras, mirantes, cânions e cavernas. Um dos símbolos do local é o Morro do Pai Inácio, que proporciona uma vista lindíssima da Chapada, principalmente durante o pôr do sol. A Pousada Pé No Mato, localizada no Vale do Capão, é uma ótima opção de estadia, a 2Km da trilha para a Cachoeira da Fumaça.
2. Jalapão, Tocantins
O Jalapão, no Tocantins, é outro destino famoso pelo ecoturismo, onde está localizado o Parque Estadual do Jalapão, a cerca de 300Km da capital do estado (para quem se hospeda em Mateiros). Ali, há diversos tipos de atrativos naturais e atividades ao ar livre em pleno cerrado, incluindo dunas, mirantes, formações rochosas, rios e cachoeiras, além de tours de rafting e caiaque. Uma boa pedida é assistir ao pôr do sol nas Dunas do Jalapão e conhecer alguns dos fervedouros típicos do local, como o Bela Vista, com suas águas cristalinas. É possível até mesmo curtir uma praia de água doce. Para a estadia, a Pousada Cristal Dourado, em Mateiros, é uma boa opção.
3. Brotas, São Paulo
Brotas é um parque de diversões para quem gosta de adrenalina e dispensa as aglomerações do feriado. Há uma grande oferta de esportes radicais e atividades ao ar livre, incluindo rapel, arvorismo, rafting, tirolesa, trilhas, boia cross, slackline, entre outras opções, que podem ser feitos em diferentes parques de aventura da região. Para os menos adeptos a esse tipo de emoção, mas que gostam de atrativos em meio à natureza, também vale conhecer as cachoeiras, piscinas naturais e mirantes. Uma boa alternativa de hospedagem é o Hotel Boutique Frangipani, rodeado por uma paisagem verde e com quartos com banheira de hidromassagem, para relaxar ao final do dia.
4. Teresópolis, Rio de Janeiro
Cidade de serra no interior do Rio de Janeiro, situada a menos de 100Km da capital, Teresópolis é uma ótima alternativa para escapar da multidão que invade a Cidade Maravilhosa em época de carnaval. Para quem visita, vale explorar o cenário montanhoso da região e fazer trilhas, observar animais silvestres e a flora local, conhecer as cachoeiras e se aventurar em outros tipos de atividades ao ar livre, como escaladas e rapel. O turismo rural também se faz presente, com visita a fazendas e degustação de produtos artesanais, como a cerveja. Outra atração conhecida é a Feirinha do Alto, com centenas de estandes onde são vendidas peças de artesanato, roupas, móveis, entre outros produtos. Para a estadia, uma boa pedida é a Pousada Pinati, que oferece suítes com varandas e até mesmo chalés.
5. Praia Grande, Santa Catarina
Em Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul, fica o município de Praia Grande, também conhecido como a capital dos cânions. Na região, está localizado o maior da América do Sul, chamado Cânion Fortaleza, além de outros como o Malacara. O destino é perfeito para os apaixonados por trilhas e há a oportunidade de fazer a Trilha do Rio de Boi, na parte inferior do Cânion Itaimbezinho. Com duração de cerca de 7 horas, o passeio é feito pelo leito do rio e é indicado para quem já tem uma boa experiência em trekking, dado que a dificuldade é alta. Para quem quer uma experiência diferente, também é possível fazer um passeio de balão e ver as serras e os cânions de cima. Quem vai se hospedar na cidade, vale reservar o Acasarosa Hostel, que oferece quartos privativos e dormitórios compartilhados.