Começa a contagem regressiva para a quarta edição do South American Rally Race (SARR), um dos eventos mais desafiadores de rally cross-country da América do Sul. De 14 a 25 de fevereiro, carros, motos, quadriciclos e UTVs colocam as duas habilidades a prova em aproximadamente 4.200 quilômetros de percurso de Catamarca até La Rioja. Cristiano Rocha e Anderson Geraldi, estão inscritos pelo segundo ano consecutivo, e irão compor o grid a bordo do Mitsubishi Triton L200 CR de numeral #133, pela equipe Accert Competições, na categoria PRO Brasil.
As tripulações de 16 países (entre eles o Brasil) iniciam a programação oficial no dia 14 com as vistorias técnicas e administrativas, além de um shakedown para testes nos equipamentos de competição. No dia 15, acontecerá o prólogo para a definição da ordem de largada da primeira das nove etapas previstas para edição que contará com um dia de descanso. A disputa passará pelo grande “deserto argentino”.
O piloto Cristiano Rocha e navegador Anderson Geraldi, bicampeões do rali do Sertões e do bicampeões do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de 2022 estão prontos e já contam as horas para o início do SARR 2023. Serão praticamente três semanas desde a partida ao retorno a Goiânia computando mais de 5.500 quilômetros de traslado, juntando ao roteiro da prova ao final serão praticamente 10.000 quilômetros rodados pela equipe Accert Competições.
“Nesta terça-feira, 07, partimos de Goiânia onde fica a sede da equipe para a liberação da nossa estrutura de apoio e do carro de competição na aduana Argentina. Depois seguiremos para Catamarca na Argentina para adentrar o parque de apoio no dia 10 de fevereiro para a montagem de box e aguardar as atividades oficiais que iniciarão no dia 14”, conta Cristiano.
A quarta edição do SARR terá no roteiro a região noroeste da Argentina entre as cidades de San Fernando del Valle de Catamarca, Santiago del Estero, Santa María, Belén, Fiambalá, Chilecito, Villa Unión, Aimogasta e La Rioja. Os respectivos municípios, assim como os governos provinciais de Catamarca, Santiago del Estero e La Rioja serão os anfitriões para quase 2.000 pessoas da caravana da competição.
O SARR surgiu em 2020 para ocupar um espaço aberto com a ida do Dakar para a Arábia Saudita. E percorre várias regiões atravessadas pelo maior rali do mundo em sua fase sul-americana – caso de Catamarca. Pelo caminho, areia, dunas, trechos pedregosos, ripio, ‘fesh-fesh’, rios secos, pistas sinuosas e mais velozes.
Programação do SARR – South American Rally Race 2023:
06/02 – Abertura de aduanas para equipes estrangeiras (via terrestre)
10/02 – Abertura do parque de apoio (Catamarca)
14/02 – Início das vistorias Administrativas e Técnicas (Shakedown)
15/02 – Prólogo e pódio inicial
16/02 – Etapa 1 – Catamarca – Santiago
17/02 – Etapa 2 – Santiago – Santa Maria
18/02 – Etapa 3 – Santa Maria – Belén
19/02 – Etapa 4 – Belén – Fiambalá
20/02 – Etapa 7 – Fiambalá – Chilécito
21/02 – Etapa 8 – Dia de Descanso (Chilécito)
22/02 – Etapa 6 – Chilécito – Villa Unión
23/02 – Etapa 7 – Villa Unión / Aimogasta (Etapa Maratona)
24/02 – Etapa 8 – Aimogasta / La Rioja
25/02 – Etapa 9 – La Rioja / La Rioja
26/02 – Viagem de regresso
–