Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3 tem o seu lançamento em Portugal neste mês de fevereiro.
Uma referência no seu segmento em termos de estilo, de tecnologia e de eletrificação, o DS 3 CROSSBACK torna-se, assim, no novo DS 3. Caracteriza-se por uma nova secção frontal, mais eficiente e dinâmica, uma gama reestruturada e atrativa, a chegada de novas tecnologias e a estreia de um novo conjunto máquina elétrica/bateria para a sua versão 100% elétrica E-TENSE. Atributos que permitem ao novo DS 3 destacar-se ainda mais da concorrência.
O novo DS 3 possui uma silhueta única e ousada. O seu design distingue-se pelo equilíbrio entre linhas e volumes. As evoluções mais visíveis dizem respeito à frente, à qual dão um novo dinamismo e uma sensação de robustez, mantendo sempre o seu toque de elegância.
O novo estilo da gama DS Automobiles é-lhe aplicado através de uma grelha redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromadas, dependendo da versão. As DS WINGS identificativas foram retocadas para fazer a ligação subtil da grelha e dos faróis.
Os novos projetores LED – de série em toda a gama – apresentam um design dinâmico e dão um olhar mais incisivo ao novo DS 3, compondo-se de três módulos característicos sublinhados com um cromado acetinado. O sistema DS MATRIX LED VISION, com uma gestão inteligente e automática da iluminação, garante o máximo conforto e segurança, estando disponível como opcional. As novas luzes diurnas apresentam duas barras de LED dispostas verticalmente em ambos os lados da frente, para uma assinatura distinta e alargada, consistente com os mais recentes códigos estilísticos da marca DS Automobiles.
Evoluído estilisticamente, o novo DS 3 também evoluiu a nível técnico. Os novos para-choques e grelha foram completamente redesenhados para otimizar o desempenho aerodinâmico do modelo. Os aerofólios, que enquadram a grelha inferior de entrada de ar, demonstram esta nova eficiência.
A atenção ao detalhe também está patente no acabamento dos badges dispostos na grelha e no capô, com a adição de um padrão Clous de Paris e variações de cores de carroçaria, em função da versão.
O perfil conserva as suas assinaturas distintivas, equilibrando a ousadia estilística e o savoir-faire técnico, com a típica barbatana de tubarão dos DS 3, os puxadores de portas embutidos e os rebordos exteriores invisíveis.
Na elegante secção traseira, as luzes e a tampa da bagageira são discretamente sublinhadas por um detalhe em preto lacado, que recebe a assinatura “DS AUTOMOBILES” através de uma tecnologia inédita, em que as letras em aço inoxidável polido são em relevo, incorporando-se individualmente no rebordo.
As jantes apresentam um design completamente novo com ganhos em eficiência. Disponíveis em versões de 17 e 18 polegadas, estão disponíveis em diferentes temas e tons. Na versão E-TENSE 100% elétrica, o novo DS 3 está disponível com novas jantes TOULOUSE de 18 polegadas (disponível consoante a versão), com pneus Tall & Narrow Class A+.
O novo DS 3 está disponível com sete tons de carroçaria, opacos, metalizados e nacarados, incluindo duas novas cores nacaradas: Vermelho Diva, tonalidade tri-camada exclusiva para o novo DS 3, e Lacquered Grey. As cores Cinzento Platinum, Cinzento Artense, Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cristal Pearl completam a oferta com a possibilidade de se fazerem combinações de dois tons com duas variações de tejadilho: Preto Perla ou o novo Cinzento Carat.
Desde a apresentação do concept eletrificado Wild Rubis no Salão Automóvel de Xangai de 2013, as equipas de Cores, Materiais e Acabamentos têm trabalhado no fabrico de uma tonalidade vermelha exclusiva da DS Automobiles.
Na China, e depois nas suas aparições na Europa, a cor do Wild Rubis – composta por onze camadas sobrepostas, aplicadas em duas vezes e sem verniz colorido – causou sensação. Desde então, trabalharam-se mais de quarenta versões diferentes até se alcançar a nova cor Vermelho Diva do novo DS 3, inspirada no joalharia e na gemologia. Graças a um tratamento excecional de três camadas, com uma tonalidade de fundo, uma camada semitransparente e um verniz de proteção, a cor aproveita as mais recentes tecnologias na moagem de pigmentos para uma maior saturação, revelando, assim, a intensidade do vermelho e acentuando o efeito flop, ou seja, a variação da cor e do brilho de acordo com o ângulo de visão.
“Procurámos a nossa inspiração na joalharia e na gemologia. Uma verdadeira joia diferencia-se pela sua grande raridade e beleza marcante. Estudámos, por isso, o croma dos rubis com o objetivo de desenvolver um vermelho impressionante, único. A nossa ambição era encontrar uma cor que revelasse caráter, profundidade e saturação, ao mesmo tempo que adicionava qualidade de brilho para causar emoção.”
Lisa Grangeon-Coudert (Designer de Cores & Materiais)
A vontade de apresentar um savoir-faire digno de haute-couture nos concept-cars e, em seguida, utilizar novas tecnologias para adaptá-los à comercialização, faz parte da abordagem de estilo da DS Automobiles. Este novo exemplo complementa outras realizações específicas da Marca, como a costura em ponto-de-pérola ou a técnica artística guillochage Clous de Paris.
Um interior inspirado pelas grandes casas francesas do luxo
Impulsionadas por um modelo de criação singular, as equipas da DS Automobiles têm um savoir-faire excecional que transpõem para cada uma das suas realizações. O novo DS 3 inspira-se no savoir-faire do luxo francês para tornar real um ambiente verdadeiramente exclusivo.
Os materiais são selecionados para apresentar um acabamento marcado pela excelência, a inovação e a durabilidade.
Os couros, em particular a confeção Couro Nappa com acabamento patinado Art Leather, Alcântara®, os detalhes como a costura “ponto-de-pérola” ou a técnica artística guillochage Clous de Paris afirmam os interiores singulares da DS Automobiles. Esta atenção ao detalhe, profundamente enraizada no ADN da Marca, reflete-se a bordo do novo DS 3 e é um dos principais pontos de diferenciação.
O posto de condução evoluiu com a adoção de um novo volante, que reagrupa os comandos de assistência ao condutor e os botões do sistema de infotainment, integrando as patilhas para mudança de relações das transmissões automáticas. Um novo ecrã central de alta-definição, com 10,3 polegadas, é agora de série, com uma integração específica do novo sistema de infotainment DS IRIS SYSTEM.
Os bancos do novo DS 3 beneficiam de um design e de tecnologias ao serviço da beleza e do bem-estar. Envolventes, são feitos com uma espuma inovadora de alta densidade, para um conforto ao melhor nível do mercado. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos, contar com função massagem (lombar), bem como com regulações elétricas (longitudinal, em altura, inclinação, regulação lombar).
No topo da gama, o patamar OPÉRA apresenta um interior Couro Nappa Preto Basalte com bancos do tipo bracelete de relógio, uma verdadeira imersão num luxo criativo, pleno de caráter e de modernidade.
O nível RIVOLI oferece novos bancos em couro granulado Preto Basalte, acompanhado por decorações em escamas Preto Basalte. Um acabamento Cinzento Galet misto Couro Nappa / tecido também está disponível.
Para os níveis PERFORMANCE Line e PERFORMANCE Line +, os bancos, a frente do painel de bordo e os painéis das portas são adornados com Alcântara®. A Linha PERFORMANCE Line + recebe equipamentos adicionais, como um apoio de braços central, sobre tapetes ou iluminação dos para-sóis e da zona dos pés.
O nível BASTILLE foi completamente revisto, passando a contar com novos bancos em Tecido Peruzzi Cinzento Silicon, com um revestimento do tablier e dos painéis de portas em grão do tipo escamado.
Estreia do novo E-tense 100% elétrico numa gama de motores multienergias
Marca multienergias com as emissões de CO2 mais baixas da Europa desde 2020, a DS Automobiles propõe o novo DS 3 com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e Diesel.
Fruto dos dois títulos de Equipas e também de Pilotos alcançados na Fórmula E e dos recordes em termos de número de vitórias, de pole-positions e de subidas a pódios com o monolugar de segunda geração, a DS Automobiles aproveita a sua excelência na competição para apresentar ao mercado uma nova tecnologia elétrica.
O novo DS é o primeiro modelo do universo das marcas Stellantis a disponibilizar no mercado um novo motor elétrico (que é montado em Trémery-Metz), um redutor (produzido em Valenciennes) e uma nova bateria (montada em Poissy) para registar ganhos em eficiência e em autonomia.
A nova máquina elétrica síncrona híbrida (HSM) aproveita o savoir-faire adquirido na Fórmula E para alcançar uma elevada eficiência. Fornece uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).
A arquitetura foi otimizada. Com uma densidade energética melhorada, a bateria é muito compacta e está localizada sob os bancos dianteiros, traseiros e sob o túnel central. A habitabilidade e a posição de condução são idênticas às das unidades equipadas com as restantes motorizações, tendo uma resistência aos impactos que excede os requisitos mais rigorosos.
Único no seu segmento, o novo DS 3 E-TENSE alcança uma autonomia máxima de 404 km segundo o ciclo combinado WLTP e mais de 500 km em condições urbanas, graças à eficiência da máquina elétrica, à sua capacidade de recuperação de energia, dos equipamentos auxiliares como a bomba de calor, o pré-condicionamento térmico ou os novos projetores LED, bem como pela otimização aerodinâmica da frente e das rodas, para além de uma redução de 10 milímetros na distância ao solo nas versões com jantes de 17 e 18 polegadas, com pneus Tall & Narrow. O seu conjunto possibilita um ganho máximo de 7,6% no SCx.
O novo DS 3 também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de 6 velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor Diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Nestas três configurações térmicas, estes motores cumprem as mais recentes normas antipoluição.
A arquitetura otimizada do novo DS 3 e-tense
A arquitetura otimizada do novo DS 3 E-TENSE recebe elementos completamente novos, todos produzidos ou montados em França, gerando um ganho significativo em eficiência e prestações.
A nova máquina elétrica é produzida em Trémery, na região de Grand-Est. Com uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm, este motor dispõe de tecnologia de seis polos – para uma melhor relação entre potência e eficiência – e uma bobine de múltiplo enrolamento– para uma maior eficiência e uma maior densidade de potência. A estrutura do bloco é composta por uma tecnologia de fundição por cera que lhe permite integrar o circuito de arrefecimento, obtendo-se, assim, uma maior compacidade e uma total ausência de juntas, melhorando ainda mais a fiabilidade.
A capacidade total da bateria aumenta para os 54 kWh, com uma capacidade útil de 51 kWh. Muito compacta e colocada sob os bancos e no túnel central, a bateria recebe uma tecnologia mais eficiente com uma composição NMC811 (80% níquel, 10% manganésio e 10% cobalto) distribuída por 102 células e 17 módulos. A refrigeração permanece líquida. A bateria é montada na fábrica em Poissy, na região de Paris.
O redutor é produzido em Valenciennes, na região Hauts-de-France. Através desta arquitetura otimizada com uma bomba de calor e evoluções aerodinâmicas, o novo DS 3 E-TENSE ganha cerca de 84 km de autonomia, face ao anterior DS 3 CROSSBACK E-TENSE, lançado em 2019.
O pleno de tecnologias embarcadas
O novo DS 3 recebe um novo sistema de infotainment composto por um grande ecrã central de alta-definição, de 10,3 polegadas, com uma moldura redesenhada em acabamento Preto Gloss. A navegação conectada e o reconhecimento de voz inteligente são oferecidos pelo novo DS IRIS SYSTEM. A particularidade deste sistema é a possibilidade de o utilizador personalizar o ecrã central e o cluster de 7 polegadas, complementado por um sistema de head-up display que projeta a informação essencial na direção do olhar do condutor.
O ecrã central é dividido em 12 caixas e pode acomodar widgets de diferentes tamanhos. O cluster é, por sua vez, dividido em duas áreas distintas e igualmente personalizáveis. Em paralelo, as funções podem ser controladas através de um avançado sistema de reconhecimento de voz ou graças aos botões de toque do painel central.
A implementação das funções foi revista de forma a melhorar a ergonomia e a integrar as especificidades do DS IRIS SYSTEM. A função de espelhamento passa a estar, a partir de agora, disponível através de uma ligação sem fios.
Visível a partir do grande ecrã central, o sistema VISIO PARK 2 enriquece a gama de auxiliares de condução disponíveis no novo DS 3, e oferece assistência ao estacionamento com visão a 360°, gerada a partir de novas câmaras digitais de alta resolução.
Dotado de série com uma câmara colocada por detrás do para-brisas, o novo DS 3 inclui auxiliares de condução de topo propostos como equipamento de série, como por exemplo, assistência ativa à manutenção na faixa de rodagem, leitura de painéis de velocidade com feedback de informação no cluster e travagem automática de emergência.
Ao fazer um scan ao seu redor, através de um radar colocado atrás do para-choques dianteiro e dos sensores suplementares, o sistema DS DRIVE ASSIST combina o cruise control adaptativo com função Stop and Go com o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, possibilitando a condução semiautónoma de Nível 2. O DS DRIVE ASSIST posiciona a viatura recorrendo às marcações no piso, de acordo com os desejos do condutor. Esta função permite-lhe não ter de se preocupar com paragens e arranques repetidos, mantendo a sua trajetória com toda a serenidade. Está associado ao sistema Active Safety Brake. Capaz de detetar outros veículos, mas também ciclistas e peões, mesmo em condições de baixa luminosidade entre os 5 e os 140 km/h, esta travagem automática de emergência analisa os riscos de colisão e pode desencadear, por si só, uma travagem maximizada para evitar um impacto ou limitar as suas consequências.
Disponível em opção, o reconhecimento alargado dos sinais de trânsito deteta, para além dos sinais de velocidade, outros sinais de trânsito (sinais de Stop, sentido proibido, proibição de ultrapassagem e fim da proibição de ultrapassagem).
Equipado com projetores LED em toda a gama, o novo DS 3 apresenta-se com uma nova frente. Estruturado em torno de três módulos retangulares alinhados horizontalmente, realçados por uma elegante decoração acetinada, este novo design impõe um aspeto mais ousado. O desempenho da iluminação é beneficiado e, ao mesmo tempo, permite reduzir o consumo de energia para um ganho de autonomia (E-TENSE 100% elétrico) ou minimizar as emissões de CO2 (motores de combustão interna).
O sistema DS MATRIX LED VISION está disponível como opcional. Este dispositivo integra um feixe de luz que se adapta automaticamente ao ambiente em seu redor, permitindo conduzir continuamente com os máximos ligados sem encandear os demais utilizadores da estrada. O DS MATRIX LED VISION opera graças a três módulos LED que servem a função “feixe de cruzamento”, mas também um bloco dividido em 15 segmentos em cada projetor. Os LED neste bloco ligam-se e desligam-se gradualmente, segmento por segmento, dependendo das condições de condução detetadas por uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. O DS MATRIX LED VISION dispõe de um grande alcance de iluminação em comprimento e largura, mas sem nunca encandear o veículo que siga à sua frente ou o que circule em sentido contrário. Um verdadeiro conforto e, em especial, uma maior segurança, especialmente de noite.
O novo DS 3 dispõe de puxadores de portas embutidos. Esta tecnologia exclusiva preserva a pureza do estilo, transmite vanguardismo ao modelo e otimiza a sua eficiência aerodinâmica. Os puxadores destacam-se da carroçaria quando os utilizadores precisam deles, ocultando-se nas laterais da viatura no resto do tempo, seja quando estacioda ou durante a condução. Além disso, com o seu sistema de acesso e arranque mãos-livres (ADML PROXIMITY), basta aproximar-se da viatura (a partir de 1,5 metros) para que este se desbloqueie e os quatro puxadores se destaquem automaticamente. À distância, recolhem-se e o veículo tranca-se.
Novos serviços conectados que se aplicam à totalidade da gama do novo DS 3
Controlados através da app MyDS, estes serviços permitem bloquear/desbloquear portas, ligar os projetores, ativar o sinal sonoro e gerir, remotamente, a carga da bateria do novo DS 3 E-TENSE. É também possível controlar a programação do pré-condicionamento térmico. A aplicação MyDS integra, também, um módulo Send2Nav que permite pesquisar um destino e enviá-lo diretamente para o sistema de infotainment do automóvel. Junta-se-lhe a função Trip Planner para permitir deslocações em modo 100% elétrico, com a visualização dos postos de carregamento. As estatísticas de condução (consumo energético, tempos e distâncias dos trajetos e histórico) estão também disponíveis na app.
Uma gama simplificada
A gama do novo DS 3 retoma o princípio iniciado pelo novo DS 7. O acabamento OPERA torna-se o mais exclusivo. A estrutura dos níveis de equipamento foi repensada, permitindo uma subida em gama mais fluída. O número de opções foi reduzido, seja através de reforços de equipamento ou pela criação de pacotes de opcionais, facilitando a compreensão ao cliente.
A gama DS 3 em portugal
Em Portugal, a abertura de encomendas do novo DS 3 ocorreu no início de outubro. Os clientes passaram assim a poder escolher o DS 3 que melhor se adapta às suas preferências e necessidades, numa gama que inclui, para além da nova versão E-TENSE, 100% elétrica e sem emissões, uma eficiente oferta de modernos motores de combustão.
Para além da versão E-TENSE, estão disponíveis as motorizações PureTech, a gasolina, nas versões de 100 e 130 cavalos, bem como o propulsor Diesel BlueHDi, também com 130 cavalos. As motorizações mais potentes, quer a gasolina, quer Diesel, estão exclusivamente associadas à caixa automática EAT8. A gama DS 3 é composta por cinco níveis de equipamento.
Todos os preços do novo DS 3
Motorização – Versão – Preço
DS 3 1.2 Puretech 100 CVM6 – Bastille – 32.025 euros
DS 3 1.2 Puretech 100 CVM6 – Performance Line – 35525 euros
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT8 – Bastille – 34.875 euros
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT8 – Performance Line – 35.375 euros
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT8 – Performance Line + – 37.975 euros
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT8 – Rivoli – 38.525 euros
DS 3 1.2 Puretech 130 EAT8 – Ópera – 42.125 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – Bastille – 37.615 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – Performance Line – 38.115 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – Performance Line + – 40.715 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – Rivoli – 41.265 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – Ópera – 44.865 euros
DS 3 E-Tense – Bastille – 43.150 euros
DS 3 E-Tense – Performance Line – 43.650 euros
DS 3 E-Tense – Performance Line + – 46.250 euros
DS 3 E-Tense – Rivoli – 46.800 euros
DS 3 E-Tense – Ópera – 50.400 euros