O Sindicato das Indústrias de Vestuário no Estado de Goiás (Sinvest) promove, de 26 a 29 de abril de 2023, a Feira de Fornecedores e Componentes Têxteis – Comtex 2023, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Goiânia. O evento, que tem apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), reunirá empresas dos polos de confecções de Goiânia, Catalão, Jaraguá, Pontalina, Taquaral, Inhumas, Goianira, Aparecida de Goiânia, Itaguaru, Itaguari, Sanclerlândia, São Luís de Montes Belos, São Francisco de Goiás, dentre outros; além de fabricantes nacionais de fios, tecidos, malhas, aviamentos, química, lavanderia e impressão e fornecedores de máquinas de costura com novas tecnologias.
“Na pandemia, o setor foi um dos mais impactados no Estado. Com a retomada da economia, o setor têxtil e de confecções, especialmente em Goiás, apresenta cenário em que se enxerga aumento da produção aliada à maior qualificação industrial, gerando emprego e renda para todos”, explica o presidente do Sinvest, José Divino Arruda.
De acordo com o organizador, a expectativa é movimentar mais de R$ 50 milhões em novos negócios na Comtex 2023. Dados do sindicato mostram que o setor de confecções é um dos mais pujantes em Goiás, com aproximadamente 8 mil empresas, sobretudo micro e pequenas (90%), representando cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Também é o maior empregador formal do Estado, com 200 mil empregos diretos e indiretos em toda cadeia produtiva na indústria, além de gerar aproximadamente 150 mil empregos somente da Região da 44, considerado hoje o segundo maior polo distribuidor de moda no Brasil, atrás apenas da região do Brás, em São Paulo. A produção é estimada em 70 milhões de peças/mês, com 70% dos produtos distribuídos para Estados limítrofes, Distrito Federal e Estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste brasileiro. Além disso, há significativo número de empresas que exportam para outros países.
“Trata-se de um setor econômico altamente promissor, composto por indústrias não-poluentes. Nosso Estado destaca-se ainda pela localização estratégica, no centro do País, o que facilita a distribuição da produção com competitividade. Hoje, Goiás é um importante polo na indústria nacional de confecções, com um parque fabril que tem ampliado e se modernizado, além de interiorizar o desenvolvimento para diversos municípios goianos”, sustenta José Divino.
De olho nessas oportunidades, a feira busca facilitar o acesso da cadeia produtiva do setor em Goiás e de lojistas regionais a novas tecnologias e serviços; fortalecer a participação do Estado no mercado regional de insumos dedicados ao segmento têxtil; compartilhar experiências com profissionais nacionais que atuam com moda; criar novos canais de distribuição e desenvolver os atuais, aumentando a eficiência; e possibilitar acesso à informação aos profissionais do setor que atuam em Goiás em todos os níveis de produção, contribuindo com a qualificação.
“Entendemos que a Comtex é uma oportunidade, sobretudo pelo fato de a programação atender tanto profissionais que atuam com moda em Goiás quanto indústrias do setor, em um ambiente especialmente preparado para a geração de negócios. Não temos nenhuma outra feira similar no âmbito regional e o fato de acontecer em Goiânia facilita a participação, sobretudo de empresas e profissionais que trabalham no interior”, complementa o presidente do Sinvest.
Seminário de tendências
Paralelamente à feira, o Sinvest promoverá o Goiás Fashion Business Conference. Trata-se de um bureau de tendências, com palestras e ambiente voltado ao lançamento de produtos e disseminação de informação sobre a moda.
Serviço: Feira de Fornecedores e Componentes Têxteis – Comtex 2023
Quando: 26 a 29 de abril de 2023, das 15h às 21h
Onde: Centro de Convenções da PUC-GO – Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia
Mais informações: feiracomtex.com.br