Nova Royal Enfield Super Meteor 650 chega à Europa

Impulsionada pelo consagrado motor bicilíndrico das 650 e com um novo chassi, a novidade chega ao Brasil ainda em 2023
Foto: Divulgação

A Royal Enfield, líder mundial no segmento de média cilindrada (250cc – 750cc), injeta uma nova dose de estilo, autenticidade e acessibilidade no segmento cruiser com o lançamento da Super Meteor 650. Revelada no Salão de Milão em novembro de 2022, a novidade foi apresentada em todas as versões e cores durante o Rider Mania, festival de motos organizado pela fabricante na Índia, no final do mesmo mês. São duas versões – Super Meteor 650 e Super Meteor 650 Tourer – e sete opções de cor no total. O modelo passa a ser comercializado imediatamente no mercado indiano e chega à Europa em março de 2023. A novidade desembarca no Brasil ainda neste ano, tornando-se mais uma motocicleta a ser produzida na planta de Manaus, inaugurada pela fabricante em dezembro de 2022.

A Super Meteor 650 dá continuidade ao legado da Royal Enfield na produção de motos cruisers consagradas pelos motociclistas. A novidade é impulsionada pelo aclamado motor bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem sido testado e aprovado em todo o mundo nos modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, com mais de um milhão de quilômetros percorridos em estradas e ruas para garantir uma pilotagem agradável e confiável.

“A Super Meteor 650 é a evolução de todo o foco e esforços que temos feito no segmento de média cilindrada nos últimos anos e uma cruiser retrô, autêntica em cada detalhe. Design, geometria, formato e o incrível bicilíndrico de 650cc combinam para que esta motocicleta proporcione uma experiência incrível nas estradas e nas ruas. Elevamos ainda mais o nível de refinamento desta moto e é possível sentir isso nas respostas suaves do acelerador em qualquer condição. A estabilidade é um dos pontos fortes da Super Meteor 650, que contorna curvas com facilidade e se mantém firme em trechos de retas em rodovias. É uma motocicleta de média cilindrada com tantos atributos que até quem nunca pensou em ter uma cruiser vai se interessar por ela. Acreditamos que a Super Meteor 650 vai expandir o mercado para as cruiser ao redor do mundo e elevar a plataforma twin da Royal Enfield a um nível ainda mais alto”, diz Siddhartha Lal, diretor-geral da Eicher Motors Ltd.

Sempre focamos não somente em produzir motocicletas únicas, mas em reimaginar conceitos que transcendam os segmentos tradicionais. A Meteor 350, que substituiu a Thunderbird 350 em nosso lineup, fez isso ao tornar a pilotagem de estrada mais acessível para milhares de motociclistas ao redor do mundo e, além disso, tornou-se uma de nossas motos mais vendidas na Europa e em outros locais do globo. A Super Meteor 650 traz vida nova ao segmento cruiser premium e cria uma identidade própria como uma cruiser de média cilindrada que é autêntica e acessível”, destaca B Govindarajan, CEO mundial da Royal Enfield.

Uma cruiser autêntica, a Super Meteor 650 combina controles e painel intuitivos e bem localizados com posição de pilotagem confortável, estabilidade em longas retas e agilidade em trechos sinuosos, transmitindo segurança nas mudanças de direção. O motor, flexível e suave, oferece bom torque para retomadas vigorosas mesmo em baixas rotações. Para finalizar, há o estilo retrô com o toque único que só a Royal Enfield oferece, com uma presença imponente e que atrai olhares por onde quer que passe.

Ao longo dos anos, a Royal Enfield fez contribuições expressivas para o segmento cruiser com motos únicas e que conquistaram o público. Nos anos 1950, a fabricante já se colocou décadas à frente da definição do segmento, com variantes da original Redditch Super Meteor — modelo que já se encaixava no que é considerado atualmente uma motocicleta cruiser.

Posteriormente, a Royal Enfield foi a primeira fabricante de motos a introduzir a cultura das motocicletas estradeiras no mercado indiano, com o lançamento da Citybike. A evolução da Citybike gerou a Lightning 535, que por muito tempo foi a maior motocicleta da Índia. A família cruiser da Royal Enfield seguiu evoluindo e vieram então as Thunderbird 350 e 500, que conquistaram um público amplo e fiel. O sucesso global cresceu ainda mais em 2020, quando a Meteor 350 foi lançada e marcou a estreia de uma nova plataforma, a J-series. A Meteor 350 chegou com novos padrões de acabamento, qualidade e, fundamentalmente, de pilotagem.

Criados no centro de desenvolvimento da marca no Reino Unido em parceria com a Harris Performance, os inéditos chassi e balança da Super Meteor 650 formam uma combinação que entrega centro de gravidade mais baixo para dar mais estabilidade em altas velocidades e facilitar as manobras, o que passa mais confiança para os pilotos, independentemente do nível de experiência. Fabricado em aço com os mais eficientes processos de forja e fundição, o chassi possui um novo ponto de fixação do motor para maior rigidez. Além disso, a Super Meteor 650 é a primeira motocicleta da Royal Enfield a contar com suspensão dianteira de garfo invertido, com curso de 120 mm. A suspensão traseira é composta por dois amortecedores e possui curso de 101 mm, além de cinco níveis de ajuste de pré-carga da mola. Esse conjunto, unido ao novo chassi, faz com que Super Meteor 650 seja estável e ofereça uma pilotagem prazerosa nas estradas, além de transmitir leveza e confiança nos trechos sinuosos. O garfo invertido na dianteira traz mais controle e aderência para a roda dianteira, além de um amortecimento suave.

Prática e acessível, a Super Meteor 650 possui o visual de uma autêntica cruiser, com assento baixo e amplo, que proporciona conforto e confiança independentemente da altura de quem estiver pilotando. A posição de pilotagem é um dos diferenciais de qualquer cruiser e a Super Meteor cumpre esse requisito com louvor, com as pedaleiras avançadas e guidão mais alto, largo e recuado – combinação perfeita para que o piloto se sinta completamente em simbiose com a sua máquina.

O tanque de combustível de 15,7 litros proporciona grande autonomia e a combinação de pneus largos e sem câmara – com roda de liga leve de 16 polegadas na traseira e de 19 polegadas na dianteira – transmite confiança e tranquilidade em altas velocidades. A elegância das inconfundíveis linhas da cruiser torna fácil imaginar, mesmo com a motocicleta parada, o vento refrescante de uma tarde ensolarada passando livremente pelas formas cuidadosamente projetadas da Super Meteor 650.

Já os comandos receberam atenção especial para garantir que o design e acabamento da Super Meteor 650 atendam ao padrão premium e estejam bem localizados. O painel combina a elegância atemporal do velocímetro analógico com a funcionalidade de uma tela LCD com informações essenciais, como conta-giros, indicador de marcha engatada, nível de combustível, relógio e hodômetro. Os manetes de freio dianteiro e de embreagem são ajustáveis e, além do toque retrô, atuam de forma suave. As manoplas exibem o logo da Royal Enfield e foram projetadas para oferecer o melhor em ergonomia. Os botões de comandos possuem design premium e estão instalados em novas caixas de alumínio, com posicionamento ao alcance das mãos dos pilotos.

E, claro, há o já consagrado navegador curva a curva Tripper, desenvolvido em parceria com o Google. Para utilizar o recurso, basta instalar o aplicativo da Royal Enfield para smartphones e parear o dispositivo com a motocicleta através de uma conexão Bluetooth. Depois, é digitar o endereço de destino e o mostrador do Tripper, que integra o conjunto de instrumentos da Super Meteor 650, exibe cada conversão pelo trajeto para que o motociclista se mantenha no caminho correto. Além do Tripper, outro toque de tecnologia no modelo é a existência de uma entrada USB, localizada discretamente na na carenagem lateral esquerda. Outro destaque do modelo é o farol dianteiro em LED, o primeiro em uma Royal Enfield, que foi cuidadosamente projetado para manter o charme old-school e ao mesmo tempo oferecer as vantagens da tecnologia LED.

Além das cores, chamam a atenção nos modelos da Royal Enfield os logos estampados nos tanques de combustível. Na Super Meteor 650 não poderia ser diferente e os logos cromados recebem uma combinação especial de cores que fazem com que o tanque tenha uma aparência premium, como se jóias tivessem sido incrustadas no tanque da motocicleta.

A Super Meteor 650 chega ao mercado em duas versões: a Super Meteor 650 é a variante solo tourer e possui cinco opcões de cor: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. Já a Super Meteor 650 Tourer é a variante grand tourer, com bolha frontal e sissy bar como itens de série, e chega em duas opções de cor: Celestial Red e Celestial Blue.

Assim como acontece com os demais modelos da Royal Enfield, a Super Meteor 650 conta com uma linha ampla de acessórios originais que complementam e destacam ainda mais as qualidades touring do modelo com diferentes propostas. O pacote Solo, como o nome indica, é dedicado à variante solo tourer da Super Meteor 650 e conta com acessórios como retrovisores com encaixe na extremidade das manoplas, protetor de guidão, indicadores de direção em LED para a dianteira e para a traseira, rodas exclusivas e pedaleiras deluxe, entre outros itens. Já o pacote Grand Tourer oferece elementos como manoplas, protetor de motor, luzes de neblina em LED, e retrovisores dedicados à Super Meteor 650 Tourer, por exemplo. Seja qual for a variante escolhida, há uma série de acessórios originais para que o cliente tenha a chance de personalizar a motocicleta e torná-la única.

A Super Meteor 650 foi criada para permitir que os motociclistas saiam da rotina diária e captar a essência de um passeio tranquilo pelas estradas, aproveitando a paisagem em uma jornada sem limite de quilometragem. Uma autêntica experiência cruiser com o toque especial do motopurismo.

A Royal Enfield Super Meteor 650 é uma motocicleta que convida a todos, mesmo os que jamais se imaginaram em uma moto do tipo ou desejaram pilotar uma cruiser, a subir na motocicleta e aceitar uma proposta: pegar a estrada e curtir momentos inesquecíveis.

O modelo estará disponível no Brasil ainda em 2023 e será montado no CKD da Royal Enfield em Manaus (AM).

 

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