As férias e a chegada do Ano Novo fazem de janeiro o período ideal para relaxar e, claro, viajar. Entre as diferentes opções que o setor oferece para aproveitar o primeiro mês do ano, destinos nacionais chamam a atenção dos brasileiros. Pensando nisso, Orsini Nascimento, sócio-diretor da Capo Viagens, oferece aos leitores da Zelo dicas de locais para se visitar no início de 2023. Confira:
Pernambuco
O Nordeste reúne diversas opções interessantes para as férias de janeiro. Entre elas está Pernambuco, Estado de paisagens exuberantes, gastronomia marcante e amplas atividades culturais.
Porto de Galinhas, por exemplo, conta com piscinas naturais com águas mornas e clima ameno em todo o ano. A região pertence à cidade de Ipojuca e está localizada apenas a 60 km do Aeroporto Internacional de Recife. Apesar de estar em um município pequeno, o distrito oferece beleza e boa estrutura com restaurantes, redes hoteleiras diversificadas e amplo comércio.
A capital de Pernambuco também é uma boa opção para viagem. Conhecida como a terra do frevo, Recife transborda alegria, tradição e cultura. Além disso, é uma cidade beira-mar repleta de ilhas e mangues. Os visitantes podem conhecer diversos pontos turísticos e apreciar o toque colonial preservado de grande parte da arquitetura.
Como Pernambuco é muito badalado, algumas de suas praias ficam lotadas o dia inteiro. Para quem busca por locais mais tranquilos, Orsini indica a Praia de Coroa do Avião, situada entre a Ilha de Itamaracá e Gavoa, em Recife. É possível chegar até lá de barco em dias de maré cheia ou quadriciclo. A praia é uma boa opção de passeio em família.
Alagoas
Maceió, capital do estado, reúne estrutura ampla e clima amistoso de uma cidade pequena. Seu litoral é um dos mais procurados pelos turistas, pois oferece praias e boa hospitalidade.
Com fama de “Caribe brasileiro”, Maragogi rouba a atenção com suas águas cristalinas. Suas grandes estrelas são as Galés, piscinas naturais que ficam cerca de 6 km de distância da costa. Para ver de perto seus corais e peixes, o viajante pode escolher entre barcos coletivos ou opções particulares.
Orsini indica também a Barra de São Miguel, praia de águas calmas e claras, com piscinas naturais que se formam com barreiras de corais. Por sua extensão, também é possível encontrar diferentes opções de esportes radicais.
Bahia
Quando o assunto é o Nordeste, a Bahia é uma das regiões mais lembradas pelos turistas. Conhecido por seu apelo cultural, tradição e alegria, o estado foi citado por Orsini como um lugares para se viajar em janeiro — com destaque para a Praia do Forte, no norte de Salvador. A vila pacata do local abriga lojas diversificadas, restaurantes e uma rede hoteleira ampla.
Praia do Forte fica a cerca de 80 km de distância da capital. O melhor período de visitação é justamente o primeiro mês do ano, em que é possível aproveitar todas as belezas naturais e atividades sem correr riscos de pancadas de chuva.
Santa Catarina
O Sul do país também reúne atrativos para as férias de janeiro. Em Santa Catarina, Florianópolis atrai turistas o ano inteiro. A capital catarinense oferece opções para quem deseja tanto ver o movimento da cidade quanto apreciar belezas naturais.
Floripa, como é carinhosamente chamada pelos habitantes, reúne praias em seu litoral. Entre elas estão Barra da Lagoa, Joaquina, Campeche e Costão do Santinho. Além das praias, os visitantes da cidade também encontram lagoas, dunas, trilhas, construções coloniais, restaurantes, sítios arqueológicos e muitas opções noturnas, como bares e baladas.
Outra dica de Orsini é conhecer o Beto Carrero World, parque temático localizado no litoral norte do estado. O atrativo foi desenvolvido em uma área de 14 quilômetros quadrados, reúne brinquedos diversos para toda a família e é considerado o sexto melhor parque de diversões do mundo por usuários do site TripAdvisor.
Rio de Janeiro
No Sudeste do país, um dos destinos mais procurados é o Rio de Janeiro. O local é conhecido por seus pontos turísticos, belezas naturais, história, gastronomia e vida noturna badalada. Para quem deseja viajar para a capital do estado, o roteiro de viagem pode incluir visitas aos cenários famosos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.
Há também boas opções no litoral norte do estado. Búzios e Arraial do Cabo são cidades litorâneas de paisagens naturais inesquecíveis a uma distância de 3h30 da capital. Em janeiro, o clima é quente, mas pode apresentar chuvas passageiras ao fim do dia.
Os turistas encontram uma boa estrutura tanto na capital do estado quanto em Búzios e Arraial. Há diferentes opções na rede hoteleira, ampla variedade de restaurantes e diversas opções de passeios e atividades para toda a família.
Ceará
Mais uma vez, o Nordeste emplaca uma indicação de Orsini para as férias de janeiro. Ceará é um estado composto por belas paisagens naturais, museus, construções históricas e uma vida noturna agitada.
Fortaleza, a capital cearense, abriga praias irresistíveis com céu colorido por praticantes de kitesurf. Por isso, recebe turistas o ano todo, que aproveitam o clima litorâneo e a estrutura de cidade grande. Característico do Nordeste, o calor torna o clima propício para aproveitar as águas da região.
Além da capital, a Praia de Canoa Quebrada também é uma indicação interessante. Situada no litoral leste do estado, a cerca de 163 km de Fortaleza, o lugar conta com dunas e falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar.
Mais destinos
O Brasil reúne diferentes opções para o turismo. Além das indicações citadas acima, Orsini também elencou outros locais que podem ser interessantes para uma viagem em janeiro. O Paraná, por exemplo, abriga opções para quem busca contato maior com a natureza, como a Ilha do Mel e Foz do Iguaçu; o Mato Grosso do Sul conta com a beleza de Bonito, polo do ecoturismo brasileiro. Já no Sudeste, além do Rio de Janeiro, tem destinos que oferecem proximidade com a natureza como Capitólio e Tiradentes (MG). Por fim, na região central, há as paisagens naturais do Jalapão, em Tocantins, e Caldas Novas, em Goiás.