Atualmente, a madeira, aplicada tanto na aparência de um face única ou com o efeito ripado, se reafirma como uma queridinha na arquitetura de interiores, provando que o recurso é atemporal e, ao mesmo tempo, prático e moderno.
Ao proporcionar aconchego, conexão com a natureza, estilo e durabilidade, a madeira é um dos materiais favoritos da arquiteta Daniela Funari, à frente do escritório que leva seu nome. Em seu trabalho, ela reconhece a força do material e a veia camaleoa que permite adaptar e oferecer soluções de acordo com as demandas de cada projeto.
Confira, a seguir, inspirações em diferentes espaços residenciais:
Painéis iluminados
Nesse living integrado a composição de peças sobrepostas recebe moradores e visitantes. Junto com o efeito decorativo, alcançado tanto pelo desenho, como pela colocação das fitas de LED, proporcionou uma volumetria e uma textura diferente para o espaço. “Na continuidade da área social, ainda conseguimos mimetizar algumas portas do apartamento”, revela a arquiteta.
Estilização dos cantos
Muitos detalhes podem se tornar parte funcional e prática dentro de um projeto. Com a utilização da madeira, Daniela propôs um móvel que faz as vezes de sapateira e até de aparador, sendo localizado bem na entrada do apartamento e ao lado do lavabo. Os brises, também de madeira, conferem um ar ainda mais original ao local.
Madeiras em diversos tons
Para conceber a integração entre a cozinha e a varanda gourmet deste projeto, a arquiteta Daniela Funari propôs uma grande ilha com ripas azuis para auxiliar no preparo, apresentação e no ato de servir os pratos. Além da funcionalidade do elemento, se transformou em um item decorativo e ampliou as possibilidades de uma integração inteligente e coerente entre cômodos.
Painel para a TV
Uma escolha coringa no momento de pensar no painel da TV é investir no material, pois a base neutra proporcionada pela madeira deixa o espaço ideal para que o equipamento esteja em destaque. Nessa sala produzida pela arquiteta, a madeira freijó faceia toda a parede, além de seguir em consonância com o rack. “O aspecto aprazível é complementado pela infraestrutura dos fios e cabos que estão atrás do painel. Tudo bem pensado, com antecedência, para conceder esse aspecto sutil e leve para o ambiente”, detalha Daniela.
A praticidade do buffet
Na otimização de funções, o móvel concebido na sala de jantar cumpre a tarefa de organizar as louças nos armários, como também de evidenciar o nicho central. Por aqui, a ideia foi dispor o cantinho do bar e complementar com objetos decorativos.
Madeira aparente no mobiliário
Nesse projeto, a arquiteta e design de interiores escolheu um sofá com a estrutura de madeira evidente, destacando o recorte da peça e trazendo a imponência do móvel para a varanda gourmet. Para arrematar, o forro com efeito ripado.
Teto
Como uma maneira de elevar a decoração do ambiente até o teto, a madeira aparente como revestimento superior garante muita sofisticação e elegância ao décor! Nessa varanda gourmet, todo o espaço do teto foi revestido com madeira, trazendo aconchego e sensorialidade ao ambiente que possui a exata dualidade de unir o exterior ao interior do imóvel. O material natural garante, ainda, que o ambiente interno seja trabalhado com organicidade e refinamento.
Marcenaria inteligente
Uma das qualidades da madeira é exatamente sua polivalência e a capacidade de se projetar e construir diferentes formas através da marcenaria. Ademais, a marcenaria inteligente é uma estratégia eficaz para aproveitar cada espaço disponível e usufruir das potencialidades do material, como aconteceu nessa cozinha: prateleiras foram confeccionadas através de nichos embutidos no revestimento das paredes, assim como armários e encaixes perfeitos para os eletrodomésticos deixaram o espaço mais fluido e organizado.