Após o aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (22) resolução que obriga o uso de máscaras em aviões e aeroportos de todo o país. A medida começa a valer a partir de sexta-feira (25).
A obrigatoriedade esteve em vigor até agosto de 2022. De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, o assunto voltou a ser abordado após a agência receber manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).
Segundo a instituição, o serviço de bordo não será proibido e os passageiros poderão tirar a máscara para comer e ingerir líquidos.
Nesta terça, a Agência também autorizou o uso emergencial de dois novos imunizantes contra a doença, vacinas bivalentes produzidas pela Pfizer. Ambas protegem contra a cepa original do coronavírus e uma delas também contra a subvariante BA.1 da ômicron, e a outra, contra as subvariantes BA.4 e BA.5.
Em nota, a farmacêutica estima que a chegada das vacinas bivalentes ao Brasil ocorra “já nas próximas semanas”. E que “o contrato atualmente vigente de fornecimento de vacinas da Pfizer ao país inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas à novas variantes e/ou para diferentes faixas etárias”.