Na última semana, Dângela Guimarães e Patrik Cardoso, atletas do taekwondo que representaram o Estado de Goiás nos Jogos Pan-Americanos Universitários, o Fisu America Games, conquistaram ouro e bronze, respectivamente, na competição. Os dois esportistas participam do programa Pró-Atleta, que fomenta o esporte de alto rendimento do Governo de Goiás.
Dângela Guimarães ganhou duas medalhas de ouro: a primeira na categoria até 46 kg e a segunda na disputa por equipes. Já Patrik Cardoso faturou o bronze na categoria acima de 87 kg. Eles acumulam resultados de destaque e, com isso, têm subido no ranking nacional e mundial da modalidade, sendo dois dos principais nomes goianos no ciclo olímpico. Ambos recebem a bolsa nacional do Pró-Atleta (R$ 750 mensais), programa que em 2002 alcança investimento de R$ 2,5 milhões em 600 esportistas selecionados.
Aos 22 anos, Dângela fala sobre a bagagem adquirida com as medalhas conquistadas no México. “É uma experiência incrível lutar com atletas de vários países, ganhar experiência internacional e pontuar no ranking, chegando mais perto do sonho de disputar uma edição de Olimpíadas. Estou na briga e tenho esperanças de alcançar esse objetivo em 2024, em Paris”, ressalta a lutadora, que destaca o apoio do Pró-Atleta. “O programa é muito importante para nos dar suporte para atingir os nossos objetivos”, diz a atleta, que está na 16ª posição do ranking mundial em sua categoria, até 46 kg.
Já Patrik Cardoso explica como a participação no Pan-Americano auxilia no planejamento para o ciclo olímpico. “A experiência que a gente tem nesse tipo de competição, de nível internacional, fomenta o nosso objetivo maior, que é disputar vaga no Campeonato Mundial e nas Olimpíadas. Temos que pontuar cada vez mais para estar sempre nas cabeças no ranking mundial, visando esse objetivo maior”, afirma o lutador, que também celebra o Pró-Atleta. “O programa faz a diferença para realizar o trabalho de alto rendimento, não só para a gente do taekwondo, mas de todas outras modalidades, para que nossos representantes alcancem os objetivos em competições nacionais e internacionais”, finaliza.
“É um compromisso da Seel e do Governo de Goiás atender e fomentar todas as modalidades esportivas. Fazemos isso com o Pró-Atleta, que atende 600 desportistas, com apoio de transporte terrestre e passagens aéreas, para mandar nossos atletas para competições, e o trabalho de infraestrutura junto às federações, no apoio a competições locais. Esse é o nosso trabalho para desenvolver tanto a base de formação, quanto o alto rendimento”, avalia o superintendente de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Lusimar Santos.