O Sertões tem seu roteiro anunciado. Será o maior rali do mundo no ano que completa 30 anos. Serão 15 dias de disputas do Sul ao Norte/Nordeste, contando o Prólogo e mais 14 etapas, de 26 de agosto a 10 de setembro, com largada nas Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, e chegada ao mar de Salinópolis (PA). “Serão paisagens bem ecléticas”, diz o piloto Cristiano Rocha.
Ao todo, os competidores percorrerão 7.216 quilômetros, sendo 4.811 de especiais (trechos cronometrados), com passagem por oito estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará, e 14 cidades. A prova vale pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
A equipe Accert Competições, busca o segundo título da competição 11ª participação no evento. Dona do título do Sertões 2020 e a terceira colocação na edição de 2021, na categoria PRO Brasil. Este ano, Cristiano Rocha e Anderson Geraldi estarão inscritos na categoria PRO Brasil no comando da picape Mitsubishi Triton L200.
“Gostei bastante desse percurso. Uma edição desafiadora como todo competidor deseja. Ficou legal e, pensando nas equipes e apoios, a prova ficou bem distribuída em tamanho de deslocamentos, especiais e com a Etapa Maratona praticamente no meio do rali. Teremos de tudo um pouco da modalidade cross-country no decorrer do roteiro, com uma variação de terreno muito grande. Estamos nos preparando, treinando e ansiosos para o início da edição. O ritmo de trabalho está intenso e estamos empolgados para defender a Accert Competições”, destaca Cristiano Rocha, piloto e chefe de equipe.
Para Anderson Geraldi, o principal rali do país e, agora, do mundo terá uma viés diferente. “Vamos largar e chegar há dois lugares distintos, que não são grandes centros. As etapas em sua maioria serão muito longas – sem contar a maior especial da história com 601 km (6ª Etapa) no Mato Grosso -, mas os dias prometem ser intensos e disputados. Do roteiro, a etapa chave será o primeiro dia da maratona – na qual os competidores não têm ajuda externa mecânica – com chegada em Mateiros (TO), onde teremos muita areia. Já passamos lá em outras edições e é uma região muito dura. Estamos treinando intensamente para chegarmos bem-preparados para mais esse desafio”, comenta o navegador.
Confira o roteiro completo do Sertões 2022:
- 1ª etapa – 27/08 – Sábado – Foz do Iguaçu PR / Umuarama PR
- 2ª etapa – 28/08 – Domingo – Umuarama PR / Presidente Prudente SP
- 3ª etapa – 29/08 – Segunda-feira – Presidente Prudente SP / Campo Grande MS
- 4ª etapa – 30/08 – Terça-feira – Campo Grande MS / Costa Rica MS
- 5ª etapa – 31/08 – Quarta-feira – Costa Rica MS / Barra do Garças MT
- 6ª etapa – 01/09 – Quinta-feira – Barra do Garças MT / S.Felix do Araguaia MT
- 7ª etapa – 02/09 – Sexta-feira – S.Felix do Araguaia MT / Palmas TO
- 03/09 – Sábado – Encerra Sertões Sul – Descanso em Palmas (TO)
- 8ª etapa – 04/09 – Domingo – Palmas TO / Mateiros TO
- 2ª. Maratona – 1ª perna Mix das Melhores Trilhas do Jalapão
- 9ª etapa – 05/09 – Segunda-feira – Mateiros TO / Bom Jesus PI
- 2ª. Perna da 2ª. Maratona (Após rasgar o Jalapão, segue para o Piauí)
- 10ª etapa – 06/09 – Terça-Feira – Bom Jesus PI / Bom Jesus PI
- 11ª etapa – 07/09 – Quarta-feira – Bom Jesus PI / Balsas MA
- 12ª etapa – 08/09 – Quinta-feira – Balsas MA / Imperatriz MA
- 13ª etapa – 09/09 – Sexta-feira – Imperatriz MA / Paragominas PA
- 14ª etapa – 10/09 – Sábado – Paragominas PA / Salinópolis PA