Nos dias 16 a 18 de junho, os apreciadores da cultura cervejeira artesanal têm destino certo, rumo à Pirenópolis. Isso porque o feriado de Corpus Christi foi escolhido para celebrar o maior festival cervejeiro do Centro-Oeste brasileiro, que chega à sua 12ª edição após um lapso temporal de dois anos sem ser realizado devido à pandemia do coronavírus. A expectativa é de que 15 mil pessoas passem pela Arena Piribier em seus três dias de evento.
Como atrativos, mais de 300 rótulos de cervejas artesanais – incluindo as sem glúten e sem álcool) – produzidas em solo goiano, no Brasil e no mundo. O Piribier é o principal evento de fomento à cultura cervejeira na região, ao difundir o lema do “beba menos, beba melhor”, além de dar visibilidade à produção cervejeira nacional, com ênfase para a produção regional.
“Em nossa primeira edição, tivemos a participação de apenas três cervejarias goianas, que apresentaram juntas oito rótulos. Hoje, já contabilizamos o interesse de 18 delas participarem desta edição, somando mais de 100 diferentes rótulos de cervejas goianas, de variados estilos. Isso é fruto de um movimento que se iniciou no Piribier, e é estimulado durante e após o evento”, analisa o criador do festival, Ricardo Trick.
Além da enorme variedade de estilos de cervejas, o Piribier também celebra outros elementos da cultura cervejeira, que é a harmonização da bebida com pratos e petiscos. Portanto, fazem parte da programação paralela a realização de degustações harmonizadas, visitas guiadas à Arena Piribier para conhecer os destaques dos expositores, palestras com especialistas do segmento, entre outros atrativos. Tudo isso realizado em parceria com o Sebrae Goiás, que estará presente em um espaço interativo e instrutivo dentro do evento.
Para aqueles que apreciam outros tipos de bebidas, foram reservados espaços para o oferecimento de drinks, inclusive com uma ampla carta de gin, um stand próprio para comercialização de vinhos de qualidade e até uma tradicional cachaça regional. “O Piribier é um evento eclético, que busca agradar a todo público e às famílias. Por isso, sempre preparamos um espaço atrativo para as crianças, uma praça de alimentação completa e bebidas para todos os gostos”, avalia Trick.
Line up Piribier 2022
O Piribier também é reconhecido por promover shows memoráveis com bandas de rock de renome nacional. Para esta décima segunda edição, o line up foi cuidadosamente escolhido para surpreender o público.
Quem comanda o show de abertura, no dia 16, é a dupla de veteranos Digão Raimundos juntamente com Egypcio (ex-Tihuana) que, nesta formação inédita para os palcos do Piribier, prometem entoar os maiores sucessos das bandas que lhe conferiram o reconhecimento na cena do rock nacional.
No segundo dia (17), é a vez de outro feat de sucesso invadir a Arena Piribier. Beto Bruno, ex-vocalista do Cachorro Grande, divide o palco com a banda Venosa. Os mineiros, veteranos no festival, retornam com repertório enriquecido pela participação do vocalista que conquistou seu espaço nos anos 90 ao emplacar vários hits de sucessos na MTV. Agora, em carreira solo, Beto Bruno tem somado força com bandas regionais que se identificam com seu repertório, incrementado por músicas dos Rollings Stones, Beatles e Oasis.
Para encerrar, no dia 18 os paulistas do CPM22 aportam em Pirenópolis, antes de se apresentarem nos palcos do Rock in Rio, em setembro. Para os presentes na Arena Piribier, será oferecida uma prévia do show que tomará conta do palco Mundo, no segundo semestre.
“Um dos grandes atrativos do festival sempre foi a realização de shows de grande repercussão. Essa edição está ainda mais especial por unir grandes nomes da cena do rock, que não tinham se apresentado antes em solo goiano nestas formações, como Beto Bruno e a banda Venosa”, avalia o diretor executivo do festival, Raul de Oliveira Silva.
Bilheteria solidária
Os ingressos em lote promocional já estão à venda pelo portal oficial do evento ou em locais físicos anunciados nas redes do festival. Aqueles que preferirem comprar a entrada na data terão à disposição os formatos meia entrada, inteira, o passaporte que dá direito aos três dias de evento, e a modalidade ingresso solidário, que conta com um valor promocional mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
Para o público que adquiriu o ingresso para a edição de 2020 e não pediu o reembolso, a entrada será válida. “Para essas pessoas que confiaram em nosso festival e estão aguardando há dois anos para ir, estamos preparando formas de surpreendê-los”, comenta o organizador.
Aqueles que adquiriram o ingresso em 2020 e não puderem comparecer na data, basta entrar em contato com a produção do festival pelas redes sociais para solicitar o reembolso do valor pago.
Medidas sanitárias
O Piribier marca a retomada de grandes eventos em Pirenópolis após o período de pandemia, sendo antecedido por uma semana a realização das Cavalhadas. Sua realização conta com apoio da Prefeitura Municipal de Pirenópolis. Já se encontra em andamento o processo de liberação junto ao Corpo de Bombeiros, responsável pela emissão das licenças necessárias para a instalação da Arena no Campo das Cavalhadas.
A organização é a favor de pedir o cartão de vacinação na entrada, caso a medida esteja liberada judicialmente na época do evento. No entanto, fará o oferecimento de álcool em gel e seguirá todos os protocolos sanitários vigentes na ocasião. “Somos defensores das ações de preservação da vida. Portanto, em todo período de isolamento e de proibição de eventos fomos favoráveis às medidas de proteção e defensores da vacinação”, alega Raul de Oliveira.
Serviço:
12ª edição do Piribier
Data: 16 a 18 de junho
Local: Cavalhódromo de Pirenópolis