Para atender as demandas do mercado da América do Sul, a Citroën decidiu expandir seus processos habituais de criação e produção, trabalhando com as equipes locais na convergência do estilo e do desenvolvimento às equipes de cada região, para definir um veículo único, feito sob medida. A integração de conhecimentos sobre a sociedade, a cultura e as necessidades da região, faz do Novo C3 um modelo pensado, desenvolvido e produzido na América do Sul, para a América do Sul.
Novo C3 é o primeiro modelo do projeto “C-Cubed” – apresentado em 2019 – que prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024, baseados em três critérios essenciais: criar uma oferta competitiva, com um estilo forte; uma experiência Citroën pensada para o bem-estar a bordo e concebida para adaptar-se às especificidades dos países a que se destina.
Os futuros modelos da Citroën serão produzidos com uma forte integração local de peças e componentes, bem como uma estratégia de custos que viabiliza a oferta de modelos que correspondam ao posicionamento mainstream da Marca: carros modernos, com muita qualidade e um estilo atraente, com excelentes equipamentos e um custo total de compra e manutenção cuidadosamente estudado.
“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul.
“Nossas equipes locais têm feito um excelente trabalho nesse importante projeto. Para produzir o Novo C3, a fábrica de Porto Real passou por uma profunda transformação industrial nos últimos anos. Investimos também no desenvolvimento das nossas equipes e dos nossos talentos e é inspirador ver o orgulho que cada funcionário sente em fazer parte da Stellantis. Portanto, estamos confiantes que vamos oferecer a nossos clientes produtos muito mais modernos e altamente competitivos, que certamente despertarão a paixão pela marca Citroën”, acrescentou Filosa.
Reforçar a posição da Citroën na América do Sul
A Citroën tem uma história muito especial com a América do Sul e conta, atualmente, com produção local no Brasil e na Argentina. A marca tem como principal objetivo com esse projeto reafirmar e solidificar sua presença na região com produtos modernos e alinhados com as expectativas do consumidor local.
Produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, o Novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. Ele simboliza uma verdadeira renovação na região, com seu estilo moderno, sua conectividade e sua experiência de conforto a bordo. O segmento B-Hatch representou no ano passado 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina e o posicionamento do Novo C3 faz dele um carro acessível dentro do maior segmento do mercado. O Novo C3 vem preencher essa importante lacuna ao se revelar um carro moderno e versátil, ideal para jovens que buscam uma alternativa autêntica e original e para famílias que usam o veículo em seu dia a dia, bem como para viagens de fim de semana.
“Nosso Novo C3 se inspira nos clientes da nossa região para oferecer uma solução incomparável que representa plenamente a identidade da Citroën. A nossa ambição é oferecer um veículo versátil e moderno, com equilíbrio para entregar tudo o que os clientes necessitam e manter os preços em um nível competitivo. Para isso, as equipes locais participaram plenamente da concepção, do desenvolvimento e da produção do modelo”. Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.
O estilo incomparável do Novo C3 é perceptível ao primeiro olhar, com um capô elevado e a estrutura da face dianteira que reforça a impressão de largura. Ele se mantém fiel ao padrão de formas da Citroën, reconhecida pelas modelagens amplas e generosas, animadas por superfícies esculpidas em diversas partes. Outros atributos marcantes da Citroën estão presentes no Novo C3, como a forma do capô moldada junto ao logotipo da Marca e o desenho da grade dianteira.
Símbolo da identidade da marca, ele é a cara da Citroën, trazendo uma dianteira caracterizada por uma assinatura luminosa em dois níveis, com os duplos chevrons que se transformam em barras cromadas e se estendem ao longo da largura do veículo, passando pelos faróis antes de se separar e formar um Y nas extremidades. Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira também é marcante e reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo.
Seu apurado design remete aos atributos característicos de um SUV, incluindo a posição de dirigir mais alta e um capô elevado que transmite robustez, sem ser agressivo.
A visão de perfil também valoriza o Novo C3, conferindo-lhe uma personalidade moderna. As laterais são musculosas e ostentam painéis de proteção esculpidos na carroceria, bem como robustos para-lamas e que garantem ainda mais imponência ao veículo. As grandes rodas, a altura livre do solo elevada, as molduras pretas das caixas de rodas, as barras de teto são elementos inspirados nos SUVs e que dão mais atitude ao modelo. O Novo C3 te faz um convite para sentar-se ao volante e curtir tudo aquilo que é muito mais do que um hatch convencional.
A altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo.
Cores
O Novo C3 propõe uma paleta de cores variadas, bem como um catálogo de acessórios pensados para enriquecer e customizar a entrega. A escolha das cores, dos materiais, bem como sua resistência e os acabamentos foram definidos pelas equipes locais para melhor se ajustar às preferências dos clientes de cada mercado.
Design
O Novo C3 foi pensado para oferecer uma experiência fácil, única e prazerosa. Seus ocupantes sempre estarão confortáveis, além de contar com vários porta-objetos para seus pertences e, claro, permanecer conectados com seu smartphone, como se estivessem em casa.
No interior do Novo C3, o painel horizontal transmite imediatamente a boa sensação de espaço. O bem-estar é reforçado pelos bancos acolhedores, e pelo conforto de condução, fazendo da vida a bordo uma experiência agradável e relaxante.
A tela touch screen de 10’’, a maior do segmento, se destaca no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor.
O Novo C3 será lançado no primeiro trimestre de 2022 para reforçar a posição da Citroën na América do Sul, especificamente no Brasil e na Argentina – dois mercados muito importantes para a marca. Ele representa, ainda, parte de um grande movimento, planejado, robusto e desenvolvido pela Citroën para reforçar sua presença, volume e participação em praticamente toda a região, incluindo países estratégicos como Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, entre outros.