Primeiro carro 100% elétrico com três motores a ser produzido em série no mundo, o Audi e-tron S Sportback está confirmado para o Brasil e inicia seu período de pré-venda. Os três motores elétricos, distribuídos no eixo traseiro – dois motores – e um no eixo dianteiro, são capazes de entregar 973 Nm de torque e 370 kW de potência (503 cavalos) que define seu caráter esportivo ao possibilitar até exercícios de drift. O modelo já pode ser configurado no site oficial da Audi do Brasil e está disponível a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta – com possibilidade de personalização de diversos itens.
Em uma condução habitual apenas os motores elétricos traseiros são acionados. O motor elétrico dianteiro entra em ação quando o motorista exige mais desempenho ou de forma antecipada antes que a tração diminua. No modo de condução S, ele fornece sua potência máxima, por oito segundos, com 370 kW de potência (503 cavalos) e 973 Nm de torque. O modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria de alta tensão tem uma capacidade bruta de energia de 95 kWh.
A tração quattro elétrica agora é aprimorada com vetorização de torque: cada motor elétrico traseiro envia o torque diretamente para a roda – não há mais diferencial mecânico. A regulação com base na necessidade leva apenas milissegundos e pode gerenciar torques de acionamento muito altos. Os motoristas experimentam a excelente agilidade e tração do modelo elétrico S em particular ao desafiá-los em estradas sinuosas.
Se o controle de estabilização estiver definido como “Sport” e o Audi drive select selecionado no modo “Dynamic”, o carro possibilita um alto nível de dinâmica transversal, inclusive com exercícios de drift. Ao se aproximar do limite, a roda dianteira sem carga no lado interno da curva é desacelerada ligeiramente por meio do freio da roda para evitar escorregamento e refinar ainda mais a direção. Dinamismo, alto nível de precisão e segurança são baseados na estreita conexão entre todas as unidades de controle que gerenciam os sistemas de tração e suspensão.
Soluções inovadoras para a aerodinâmica
Uma das principais soluções aerodinâmicas do Audi e-tron permanece na versão S. O modelo conta com retrovisores externos virtuais e câmeras que enviam a imagem para uma tela de alta definição dentro do veículo e, por conta desta solução, o Audi e-tron S Sportback alcança excelente coeficiente de arrasto. Além desta tecnologia, a Audi também estreia no modelo novas extensões do arco da roda que contribuem consideravelmente para resolver o conflito de objetivos entre a aerodinâmica e um visual esportivo.
A grande bateria de alta tensão – que permite uma autonomia de até 380 km no ciclo WLTP – garante uma distribuição equilibrada do peso e é instalada em uma posição baixa comparável à dos três motores elétricos. Isso diminui o centro de gravidade do carro, o que oferece grandes vantagens em termos de condução dinâmica.
Design externo cinco centímetros mais largo
O Audi e-tron S Sportback possui para-choques dianteiro e traseiro com contornos fortes e entradas de ar particularmente grandes e expressivas. A inserção do difusor na extremidade traseira se estende quase por toda a largura do veículo.
Interior e equipamento progressivo
O interior do Audi e-tron S Sportback é projetado com cores escuras. Bancos super esportivos em couro valcona ajustáveiseletricamente e memória para o motorista são de série. Os assentos em Valcona, bem como o seletor do modo de direção, apresentam inscrições S. O acabamento interno é em fibra de carbono.
Lançamento no mercado brasileiro
O Audi e-tron S Sportback já pode ser encomendado em condição especial de pré-venda a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta. Além disso, os clientes poderão personalizar seu veículo de acordo com suas preferências antes mesmo da produção. Ao todo são sete itens configuráveis: nove cores externas – além de várias outras Audi Exclusive –, dois desenhos de roda, duas cores de pinças de freio, design exterior com detalhes em preto ou em alumínio, três acabamentos para a capa do retrovisor, cor do couro nos assentos e acabamento interno em carbono, alumínio ou cinza volcano. Como opcionais com custo adicional, o Audi e-tron S Sportback oferece os retrovisores externos virtuais, capa do retrovisor em carbono e a tecnologia Audi Night Vision.