O designer Jader Almeida acaba de receber um prêmio internacional por duas de suas criações mais recentes, a cadeira Olive e o para-sol Bird. O Good Design Award, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum, premiou em edições anteriores as icônicas cadeiras Ella, Bell, Mia, Clad e Easy, as mesas de jantar Legg e Aris, a poltrona Celine, além do cabideiro Loose.
O prêmio norte americano, fundado em 1950 por Eero Saarinen e Charles & Ray Eames, é o mais antigo e reconhecido programa mundial de excelência em design. A 70ª edição recebeu um número recorde de inscrições, com designers de mais de 48 países.
O para-sol Bird, lançado em 2019, durante a Casa Cor Rio de Janeiro, impressionou os visitantes por sua forma inédita e pela versatilidade de uso, que proporciona uma suave sombra aos diferentes momentos do dia. O conceito parte do princípio básico das folhas, que filtram a luz do sol. Os elementos que filtram a luz são conectados na estrutura, mas se movem em diferentes ângulos, além de girar 360 graus no eixo perpendicular ao chão.
Apresentada ao público em 2020, a cadeira OLIVE se destacou por ser uma peça com geometria sofisticada e elegante, criada a partir de um inusitado jogo de apoios feitos de metal fundido em uma composição harmônica de materiais. “O assento estofado parece flutuar enquanto o encosto apoia costas e braços para o conforto de quem nela senta” – completa Jader Almeida.
Além do reconhecimento dado por um júri imparcial e com extrema qualificação, os prêmios reafirmam a premissa do designer em fazer produtos elegantes e atemporais, mas sobretudo originais.