A marca italiana anunciou o seu mais novo lançamento, o Ferrari Portofino M, a evolução da aranha 2+ GT do Cavalo Empinado, em um movimento sem precedentes na história de mais de 70 anos da marca Maranello.
O Portofino M é o primeiro Ferrari a ser apresentado na sequência do encerramento temporário da empresa devido à crise da Covid-19, tornando-o no símbolo de uma viagem de redescoberta.
É o (re) ponto de partida para a busca da inovação do Cavalo Empinado, no pleno respeito pela sua herança, paixão e busca constante pela perfeição. Todos esses valores são refletidos no novo Portofino M. Na verdade, o ‘M’ em seu apelido significa ‘Modificata‘, que na nomenclatura da Ferrari se refere a carros que passaram por uma evolução que aumentou significativamente seu desempenho.
Não faltam inovações técnicas na impressionante nova evolução do Ferrari Portofino, a mais notável sendo seu trem de força redesenhado, uma nova caixa de câmbio de oito marchas e o Manettino de cinco posições que inclui um modo Race, uma inovação absoluta para um Aranha Maranello GT.
Esta mais recente obra-prima de design e engenharia do Cavalo Empinado é a evolução perfeita do Ferrari Portofino. De caráter mais esportivo do que seu antecessor, ele também oferece manuseio superior enquanto não apenas mantém, mas aumenta o conforto a bordo, cortesia de novos recursos opcionais específicos, como ADAS, e assentos ventilados e aquecidos.
O Ferrari Portofino M mantém a alma gêmea do Ferrari Portofino e é o único carro do mercado que pode ser corretamente descrito como um autêntico coupé com a tampa fechada e uma aranha genuína quando aberta. Isso é graças, é claro, à capota rígida retrátil (RHT), a assinatura de todos os conversíveis do Cavalo empinado.
As dimensões compactas do Portofino M também o tornam ideal para todas as ocasiões. Na verdade, sua versatilidade incomparável e conforto a bordo transformam cada viagem em uma viagem de (re) descoberta.
Motor
O motor do Ferrari Portofino M pertence à família V8 turbo eleita o “Motor Internacional do Ano” em quatro ocasiões consecutivas (2016-2019). A unidade de potência pode atingir 620 cv a 7.500 rpm, 20 cv a mais do que a Ferrari Portofino. Para atingir esses níveis de desempenho, os engenheiros da Ferrari usaram novos perfis de came para aumentar a elevação da válvula e otimizar o enchimento da câmara de combustão.
Exterior
O fato de o desempenho do Portofino M ser mais poderoso do que o Portofino resultou nos designers do Ferrari Styling Centre fazendo ajustes muito precisos e direcionados para destacar as características do modelo e enfatizar sua esportividade.
Os pára-choques dianteiros envolventes incorporam entradas de ar imponentes e esculturais que conferem um aspecto agressivo e decisivo à frente do carro. Eles também apresentam uma nova saída de ar na altura da armação da roda, adicionada devido à necessidade de reduzir o arrasto geral do carro.
Inteiror
Com a capota abaixada, o Portofino M revela sua alma GT estilosa e os ocupantes apreciarão o quão compacto e orgânico parece todo o carro. Na verdade, há uma coerência de design excepcional no desenvolvimento da cabine. A elaboração do interior começou com uma estrutura de painel de vários níveis compreendendo uma metade superior e, em seguida, uma lacuna intermediária projetada para aliviar a massa percebida da metade inferior.
Também está disponível a ventilação de três níveis para o assento e encosto, e o aquecedor de pescoço muito popular para uso nos meses de inverno. Este último oferece uma escolha de três níveis de aquecimento e o sistema adapta constantemente a velocidade do fluxo de ar quente do encosto de cabeça para garantir que seja proporcional à velocidade do carro, temperatura externa e posição da capota retrátil.