O governador Ronaldo Caiado assinou nesta segunda-feira (27), alteração no Decreto 9.653, prorrogando por prazo indeterminado o período de funcionamento das atividades econômicas. A medida considera Nota Técnica nº 12/2020, da Secretaria Estadual da Saúde.
A prorrogação das atividades que terminaria nesta segunda-feira, para o início de um novo período de fechamento por 14 dias, pode ser revista a qualquer momento, conforme análise da evolução da situação epidemiológica em Goiás, permanecendo inalteradas as demais disposições, esclarece o novo decreto.
A Nota Técnica, assinada pelo secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, recomenda a manutenção das atividades econômicas em funcionamento e as atividades executadas, mantendo rigorosa atenção e fiscalização aos protocolos sanitários gerais e específicos estabelecidos pela vigilância em saúde.
Ainda de acordo com o documento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pelo Estado, tem se mantido abaixo de 85% nos últimos 15 dias.
Seguem proibidas a visitação a pacientes internados com Covid e a presídios e centro de detenção para menores; a realização de eventos públicos e privados presenciais de qualquer natureza; atividades em clubes recreativos e parques aquáticos; aulas presenciais em instituições de ensino públicas e privadas; boates, salões de festas e jogos; cinemas, teatros e casas de espetáculos.