Categories: SAÚDE

6 pilares do Ayurveda ajudam a melhorar o bem-estar das mulheres

Em março as mulheres estão em evidência, em grande parte devido ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Esta data foi oficializada pela ONU em 1975, mas suas origens remontam ao início do século 20, marcadas por manifestações e movimentos por direitos iguais e melhores condições de trabalho para as mulheres. A data é simbólica, pois é necessário falar sobre as mulheres o ano todo, mas serve para se direcionar atenção especial a elas.

Um tema que merece destaque é o bem-estar, tanto físico quanto mental. Para dar um parâmetro, recentemente, o Lab Think Olga, uma ONG de inovação social voltada para causar um impacto positivo na vida das mulheres brasileiras, realizou uma pesquisa para entender a saúde mental das mulheres brasileiras após a pandemia. Os resultados revelaram que 45% das participantes foram diagnosticadas com algum transtorno mental, sendo que 35% delas sofrem de ansiedade e 17% de depressão. No cotidiano dessas mulheres, os sentimentos mais comuns são ansiedade (55%), estresse (49%) e irritabilidade (39%). Além disso, 28% das entrevistadas relataram sonolência, fadiga e baixa autoestima, enquanto 27% sofrem de insônia, 26% enfrentam perda de interesse e 25% sentem tristeza regularmente. Esses fatores fazem com que muitas mulheres se sintam constantemente exaustas e insatisfeitas com elas mesmas e suas vidas.

Em um mundo cada vez mais acelerado e demandante, práticas milenares como as do Ayurveda podem oferecer um caminho para o equilíbrio e o bem-estar. Uma das mais antigas práticas de saúde do mundo, originária da Índia, significa literalmente “ciência da vida”. Seus preceitos buscam promover a harmonia entre corpo, mente e espírito, enfatizando a prevenção e a manutenção da saúde através de hábitos diários equilibrados, dietas personalizadas e tratamentos naturais.

Ana Volpon, especialista em bem-estar por meio da neurociência, psicologia positiva e do ayurveda e autora do livro ‘Autenticidade – O melhor tempero da vida’, esclarece que “Segundo os ensinamentos do Ayurveda, cada pessoa é única e necessita de abordagens individualizadas para alcançar o equilíbrio. Levando isso em conta, há uma série de recomendações que podemos fazer de maneira geral, como estabelecer uma rotina diária, o que ajuda a manter o equilíbrio interno. Atividades como acordar cedo, realizar exercícios leves, meditação e práticas de limpeza, como a raspagem da língua, são recomendadas”, detalha Ana. “Sobre a alimentação, o Ayurveda preconiza uma dieta adaptada ao dosha (biotipo) de cada indivíduo. Outras práticas recomendadas são a meditação e exercícios de respiração (Pranayama)”, complementa.

Os 6 pilares para uma vida com mais bem-estar, segundo especialista

1 – Exercício físico: Movimentar o corpo diariamente, mesmo que seja só uma caminhada, já faz toda a diferença.

2 – Qualidade do sono: Dormir melhor muda completamente o jogo, para a mente e para o corpo.

3 – Emoções saudáveis: Cuidar do que se pensa – algo que está diretamente ligado ao que se sente.

4 – Nutrição ideal: Comer bem é como dar um combustível premium para o nosso organismo.

5 – Autocuidado: Reservar um tempinho para cuidar de si mesma não é luxo, é necessidade.

6 – Autoconhecimento: Quanto mais nos conhecemos, mais fácil ficam as escolhas que realmente fazem sentido.

As práticas ayurvédicas podem ser especialmente benéficas para as mulheres em diferentes fases da vida. Durante a menstruação, a gravidez, a menopausa ou em momentos de stress e ansiedade, o Ayurveda oferece soluções naturais que ajudam a restaurar o equilíbrio e a vitalidade.

Revista Zelo

Recent Posts

Giba ministra palestra em Goiânia sobre superação e trabalho em equipe

Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…

21 horas ago

Morre Angela Ro Ro aos 75 anos

Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+

1 dia ago

Projeção transforma fachada da Igreja do Rosário durante o Canto da Primavera em Pirenópolis

Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…

1 dia ago

Congresso “Autismo Sem Fronteiras” retorna a Goiânia em 2026 com foco em ciência e inclusão

Segunda edição do evento amplia debates ao abordar também comorbidades associadas ao TEA

1 dia ago

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em…

3 dias ago

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens…

3 dias ago