NEWS - 17/12/2018

Workshop gratuito reúne fotógrafos renomados em Goiânia


Daniel Kfouri, um dos fotógrafos que estarão presentes no workshop, já teve seu trabalho na Folha de S.Paulo, Nike, The New York Times e Greenpeace (Foto: Daniel Kfouri)

Para os apaixonados por fotografia e profissionais da área, 2019 começa com um evento imperdível – a 5ª edição do do F/5 – Workshops de Fotografia Contemporânea. Organizado pela WA Imagem, o evento acontece entre os dias 12 e 17 de janeiro em Goiânia, e recebe cinco renomados profissionais da fotografia no Brasil para um circuito de palestras e troca de experiências em encontros gratuitos.

Os convidados desta edição - Cris Bierrenbach, Cristiano Mascaro, Daniel Kfouri, Iatã Cannabrava e Eustáquio Neves - colocarão em pauta questões como as transformações tecnológicas e o que ainda pode ser considerado fotografia nos moldes que a conhecemos e aceitamos. No evento, os profissionais irão discutir sobre o papel do fotógrafo além de sua formação técnica e o paralelo entre o comportamento ético e os limites que devem ser estabelecidos diante de uma atuação apaixonada.

Para quem discute o esvaziamento do sentido da fotografia em tempos de aplicativos e a efemeridade das redes sociais, o workshop de Iatã Cannabrava, No Mundo em que Todos Fotografam, Quem Edita É o Fotógrafo, abordará o que difere o ato cotidiano do cidadão comum de registrar imagens do trabalho realizado pelo fotógrafo profissional. Ainda neste sentido, Daniel Kfouri, fotógrafo independente, apresentará seus trabalhos mais marcantes e abordará os prazeres e dificuldades da profissão no Brasil no workshop Projeto Autoral.

O arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro irá discutir sobre a responsabilidade do fotógrafo diante das pessoas, dos objetos e dos espaços onde vive no tempo de grandes transformações tecnológicas (Foto: Cristiano Mascaro)

Cries Bierrenbach, que trabalhou como fotógrafa e ilustradora nos mais importantes veículos nacionais, como a Folha de S. Paulo, irá ministrar a oficina Técnica e processo criativo, na qual abordará a produção de autorretratos desde a invenção da fotografia até os dias de hoje. Eustáquio Neves, estudioso da área desde 1989, com pesquisa em temas como mídias eletrônicas,  identidade e memória da cultura afrodescendente, ministra o workshop – Processos, meios e estratégias de criação na fotografia, no qual revisará a obra e a trajetória do fotógrafo, seus meios e estratégias para produção, criação e inserção no mercado.

Cristiano Mascaro, por sua vez, traz sua expertise como arquiteto e fotógrafo para a oficina Ser Fotógrafo, na qual fará um relato ilustrado sobre sua carreira como repórter fotográfico, professor e fotógrafo independente, além de também debater o papel do fotógrafo além de sua formação técnica.

A quinta edição do F/5 – Workshops de Fotografia Contemporânea ocorre na Vila Cultural Cora Coralina e na sede da WA Imagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no site do projeto, onde também pode se conferir a programação completa do evento.

Veja também