GASTRONOMIA - 03/09/2019

Tempo seco: três receitas de sucos para manter o corpo hidratado

Baixa umidade do ar pode causar dificuldades na respiração, aumentar a incidência de alergias e causar dores nos olhos e na garganta


Foto: Reprodução/Olya Adamovich/Pixabay

Ainda que agosto não tenha durado três anos como normalmente acontece, setembro herdou uma triste condição do último mês: o calor. Conhecido por ser um período quente e com o tempo muito seco, é difícil não se ver reclamando do Sol escaldante e dos prejuízos causados no corpo. Dificuldade para respirar, dores na pele, nos olhos, na garganta e narinas ressecadas são apenas alguns dos sintomas. Quem aí também tem sentido os famosos choques de contato?!

A baixa umidade do ar, como explica a nutricionista Lívia Nogueira, também aumenta a incidência de problemas respiratórios, como alergias, rinite, bronquite e asma, além de gerar sensação de cansaço e dores de cabeça. Para atravessar o período de seca e amenizar de forma saudável os efeitos negativos dessa estação, investir na hidratação constante é o principal conselho da profissional.

“Beber bastante água é imprescindível. É uma orientação básica para todas as épocas do ano, mas, durante a seca, especificamente, esse cuidado deve ser redobrado”, afirma Lívia. Ainda, sucos funcionais também são grandes aliados nessa tarefa. “Além de ajudar na hidratação, o mix de ingredientes das bebidas funcionais ainda fornecem um aporte extra de vitaminas e nutrientes, sendo uma opção benéfica para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo”.

O que evitar?

Para o dia a dia, segundo Lívia, é importante ter cuidado com bebidas diuréticas, como o café, alguns tipos de chás e bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a perda de água do organismo. Atenção também com a prática de exercícios físicos. “O ideal é optar por praticar esportes antes das 10h da manhã e após as 17h, evitando assim os horários mais quentes do dia. Beber água antes, durante e depois do exercício também é essencial para não prejudicar a saúde”, explica.

E, para quem quer apostar nas indicações da nutricionista, Zelo traz três receitas simples de bebidas funcionais, elaboradas por Lívia, para colocar em prática já!

Foto: Divulgação

 Suco Verde Detox

- Ingredientes:

-- 3 folhas de couve;

-- 1 laranja;

-- 1 pedacinho gengibre;

-- 300 ml de água;

-- Adoçante a gosto;

-- Gelo a gosto.

- Modo de preparo

-- Descascar a laranja, cortá-la em pedaços e retirar as suas sementes;

-- Lavar as folhas de couve, mantendo os talos;

-- Colocar a laranja e as folhas de couve com os talos no liquidificador e adicionar o pedacinho de gengibre;

-- Bater e acrescentar o adoçante a gosto. Finalizar com o gelo a gosto e servir-se imediatamente.

Suco de Melão com água de coco

- Ingredientes:

-- 200g de melão

-- 1 copo (200 ml) de água de coco Oba Bem Querer

-- Cubos de gelo (a gosto)

-Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Suco Uva, Abacaxi e Maçã Verde

- Ingredientes

-- 5 uvas verde

-- 1 fatia fina de abacaxi

-- ¼ de maçã verde com casca

-- ½ kiwi

-- Suco de 2 laranjas

-- 1 folha de couve bem picada

-- 1 raminho de hortelã

-- Salsinha e gengibre a gosto

- Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Veja também