CULTURA - 25/09/2019

Shopping oferece bate-papos e apresentações sobre o mundo pet no fim de semana

Adoção, castração, saúde, higienização e dicas para uma boa foto com o animal fazem parte da programação no Shopping Cerrado


Foto: Reprodução/Foundry/Pixabay

Aderindo ao conceito pet friendly, o Shopping Cerrado abre as portas para receber os animais de estimação do público a partir deste sábado (28). Com uma programação especial que se estende até domingo (29), o centro de compras realiza bate-papos sobre adoção responsável, importância da castração, saúde oral, higienização e tosa animal, comportamento canino e mais assuntos. Gratuitas, as atividades vão das 15h às 19h, na entrada principal.

Além de demonstrações ao vivo, os presentes também serão contemplados com apresentações de cães pastores e farejadores, assim como dicas dos primeiros passos para uma boa foto do pet. Para a realização do evento, o Shopping Cerrado contou com o apoio da Pedigree e da Whiskas, e se reuniu com profissionais da área, entre eles os responsáveis pelo Dogs Day.

O estabelecimento aceitará a circulação de cães de pequeno e médio porte, com altura máxima de 60cm, exceto nas áreas destinadas à alimentação, supermercado, lazer e cinema. Os animais deverão ser conduzidos pela coleira ou guia, preferencialmente nos elevadores, mas o acesso pela escada rolante será permitido para pets que estejam no colo.

Programação

Foto: Reprodução/Ali Vidler/Pixabay

15h - Adoção responsável e castração

A química e sanitarista Leila de Alcântara fará uma conscientização sobre a adoção e posse responsável de animais de estimação. Além de expor os principais pontos que devem ser observados antes de adotar um pet, ela apresentará detalhes sobre os processos de vermifugação, vacinação e castração e fornecerá informações importantes sobre os cuidados com a saúde e alimentação dos animais.

16h (dia 28) | 17h (dia 29) - Higienização e tosa animal

O groomer e instrutor de banho e tosa, Márcio Júnior, fará uma exposição sobre os cuidados básicos que o dono deve ter com a higiene e com a saúde do animal de estimação. Ele falará sobre os aspectos que devem ser observados na higienização e tosa, tanto em casa quanto no pet shop, e o que pode ser utilizado no dia-a-dia para garantir o asseio do pet. O profissional, que já morou e estudou no exterior e é especialista na raça spitz alemão, também fará uma demonstração de tosa ao vivo.

16h30 - Saúde oral animal

Os cuidados com a saúde bucal dos cães serão expostos pela médica veterinária Juliana Ferraz. Ela, que é especialista em cães e gatos, abordará o dia-a-dia dos animais, as sugestões de prevenção do trato oral, a rotina de limpeza e os cuidados necessários para cada idade do pet.

17h30 - Comportamento canino

O adestrador e especialista em comportamento canino, Leandro Meireles, dará algumas dicas sobre como corrigir comportamentos agressivos, socializar, gastar a energia e suprir as necessidades sociais dos cães de estimação. Ele também apresentará o evento Dogs Day, do qual é fundador, e fará uma demonstração com a cadela adestrada Tereza, da raça border collie, além de esclarecer dúvidas dos participantes sobre o tema.

18h - Fotografia Pet

Fotógrafa pioneira no segmento Pet em Goiás, Lara Monteiro abordará os primeiros passos para se fazer uma boa foto do animal de estimação. Além de uma introdução sobre as questões técnicas da fotografia, ela irá apresentar algumas dicas práticas voltadas para usuários de smartphones. A profissional também irá lançar, após sua explanação, um concurso fotográfico.

Três jurados irão selecionar a foto mais criativa, publicada no Instagram com a hashtag da competição, e o ganhador será presenteado com um mini ensaio do seu pet.

18h30 -  Felinos e seus mistérios

Nesta exposição, a bióloga, mestre em Biologia Animal e doutora em Ecologia e Evolução, Monik Oprea fornecerá orientações para tutores de gatos. Segundo ela, que atua na área de comportamento e bem-estar de felinos domésticos desde 2015, apesar da presença dos felinos estar crescendo, as características da espécie ainda são incompreendidas.

Veja também