CULTURA - 07/08/2018

Sesc Goiás é palco do 21º Sonora Brasil


O grupo cearense Coco do Iguape (Foto: Divulgação)

O Sesc Goiás recebe a partir de hoje (7) o Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país. O evento, que vai até o dia 13 de agosto, busca trazer ao público expressões musicais pouco difundidas, mas relevantes no amplo cenário musical brasileiro.

Para a edição deste ano, o Sonora Brasil tem “Na pisada dos cocos” como o tema para edição deste ano. Cocos são práticas coletivas que envolvem, na maioria das vezes, grupos mistos, formados por homens e mulheres, que são encontrados em áreas urbanas e na zona rural, inclusive em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, onde a dança e a música, integradas, estão muito presentes.

Chamados de cantadores e dançadores, os grupos são acompanhados por instrumentos de percussão ou pela batida dos pés, que marcam o andamento, simulando a pisada que prepara o chão batido, atividade muito praticada nos mutirões a qual se atribui essa característica da dança.

Samba de Pareia da Mussa, grupo de cocos de Sergipe (Foto: Divulgação)

Quatro bandas nordestinas praticantes de coco participarão do Sonora Brasil, as quais duas são do litoral e duas são do interior. São os grupos Coco de Iguape (CE), Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE) e Coco de Tebei (PE). Além da região Centro-Oeste, eles também estão circulando por estados das regiões Sul e Sudeste.

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, com aproximadamente 5.726 apresentações em mais de 150 cidades, para cerca de 600 mil espectadores, o Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país. As apresentações são gratuitas e serão realizadas em Goiânia, Anápolis e Jataí.

Confira a programação completa, com locais e horários das apresentações em Goiás:

Coco de Iguape (CE)
07/08 – Teatro Sesc Centro – Goiânia
08/08 – Sesc Anápolis
10/08 – Sesc Jataí

Coco de Zambê (RN)
08/08 – Teatro Sesc Centro – Goiânia
09/08 – Sesc Anápolis
11/08 – Sesc Jataí 

Samba de Pareia da Mussuca (SE)
09/08 – Teatro Sesc Centro – Goiânia
10/08 – Sesc Anápolis
12/08 – Sesc Jataí 

Coco de Tebei (PE)
10/08 – Teatro Sesc Centro – Goiânia
11/08 – Sesc Anápolis
13/08 – Sesc Jataí

Para mais informações, acesse o site do Sesc Goiás.

Veja também