GASTRONOMIA - 11/11/2019

Saudável e saboroso, chef mostra que o azeite faz a diferença no prato


Um fio de azeite parece ser apenas um detalhe no prato, mas ele pode fazer toda a diferença em seu sabor. Esse será o tema da oficina gastronômica conduzida pelo chef Ricardo Avelino. Batizada como Azeite Experience, ela será realizada na Casa Conceito do Plateau d’Or, no Setor Marista, em Goiânia, nesta terça-feira (12), às 20h.

Aberta a participação do público mediante inscrição pela plataforma Sympla, o especialista conduzirá bate-papo sobre a história e características do produto apreciado desde a antiguidade; depois, será servido um jantar de degustação no qual o azeite será o protagonista. Os pratos serão harmonizados com vinhos artesanais brasileiros. O evento integra a programação do projeto Papo com Conteúdo, desenvolvido pelo Grupo Toctao, a fim de estimular a cultura em Goiânia, em seus diversos aspectos. 

“Abrirei com uma salada regada com azeite frutado nos pratos principais, massa com azeite trufado, com aroma mais intenso e mais sabor. Depois um peixe com azeite que lembra ervas à mediterrâneo e a sobremesa será uma surpresa, com o uso de azeite mais leve”, revela Avelino. 

Ele chama a iguaria de “óleo do bem” e defende que ele deve ter lugar reservado à mesa. “O azeite é um alimento muito interessante pelos sabores que proporciona e pelos benefícios que ele traz até para a saúde. Pelo seu processo de produção diferenciado, como a prensa a frio, por exemplo, e estimular o colesterol bom no organismo, ele se torna mais indicado pelos nutricionistas quando o assunto é alimentação mais saudável, em detrimento a outros óleos vegetais como soja”, comenta. 

Para mostrar toda a versatilidade da iguaria Ricardo Avelino proporcionará degustação de azeites puros estimulando a percepção da diferença entre os mesmos. Serão oferecidos produtos de diversas localidades como o brasileiro produzido na Serra da Mantiqueira, município de Gonçalves (MG), além de versões uruguaias, gregas e italianas.  

A ideia do evento, segundo ele, é propor o resgate da conexão das pessoas com os alimentos, estimulando a consciência alimentar. “Minha intenção é promover um estilo de vida onde as pessoas possam ter uma visão mais completa sobre sua alimentação. Estamos vivendo no modo automático e quando vamos ao mercado não paramos para pensar e entender o que está por trás dos alimentos. Existe uma história, um modo de produção, ingredientes que fazem a diferença em uma composição. Enxergando o alimento dessa forma, podemos avaliar melhor seu valor, que vai além do preço”, afirma. 

O piauiense, natural da cidade de Itaueira, já é goiano por opção, morando na capital de Goiás há 25 anos. Aqui ele se desenvolveu no segmento da gastronomia e se especializou em curadoria de produtos artesanais brasileiros como queijos, azeites, doces, massas, vinhos, cervejas, entre outros itens produzidos por pequenos produtores. 

Apaixonado pela arte da gastronomia, Avelino diz que por ter sido inspirado pela mãe e pela avó que, mesmo sem terem formação acadêmica na área, eram ótimas cozinheiras, buscou se aprimorar na elaboração de alimentos que possam tocar as emoções, a conhecida comida afetiva. Focado nessa paixão, que começou despretensiosamente, como um hobby, ele já realizou diversas expedições pelo Brasil, onde busca conhecer os produtores e a forma de produção de alimentos, como os queijos artesanais.

Durante suas expedições para conhecer os produtos artesanais brasileiros, Ricardo se encantou com os azeites e destaca que o País tem despontado na qualidade de sua produção. “No Brasil existem produtores de azeites tão bons quanto os internacionais mais conceituados. Isso nos leva a uma quebra de paradigmas e nos estimula a conhecer novos sabores”, destaca.  

Gastrônomo Ricardo Avelino (Foto: Estúdio Maria Celia Siqueira)

Serviço:
Evento: Azeite Experience
Data: 12/11/2019
Horário: 20 horas
Local: Casa Conceito do Plateau d’Or, situada na Alameda Ricardo Paranhos, nº 1.136 - St. Marista, Goiânia. 
Inscriçõeshttp://www.plateaudor.com.br/eventos/ 

Veja também