NEWS - 05/02/2019

Ronaldo Caiado homenageia equipe goiana que participou de operação em Brumadinho

Governador parabenizou os bombeiros e entregou viaturas e novos equipamentos à corporação


O governador Ronaldo Caiado posa com a equipe dos bombeiros que participou do resgate às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, MG (Foto: Cristiano Borges)

Nesta terça-feira (5), o governador Ronaldo Caiado homenageou a equipe goiana que contribuiu no trabalho de busca às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. Constituída por seis bombeiros e seis cães, os militares atuaram entre os dias 26 de janeiro e 4 de fevereiro.

Participaram da operação em Minas Gerais o 2º tenente Thiago Wening Barbosa, o subtenente Leonardo Dias Soares, os sargentos Sebastião Carlos da Costa e Julius Cezar Oliveira, bem como os cabos Ricardos Dias dos Reis e Vinicius Veloso. Eles estavam acompanhados das cadelas Saori, Bruma, Cristal, Hanna, Luna e Vênus.

Os seis bombeiros são especialistas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros, deslizamentos ou na água. Já os cães são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Com o faro, podem fazer varreduras em áreas rurais de 30 mil m² em cerca de 20 minutos, o que consumiria aproximadamente 30 bombeiros executando uma busca em linha.

Caiado conversou com os militares que participaram da operação e conheceu parte do trabalho que foi realizado em Minas.  “Fiz questão absoluta de estar aqui porque esse evento tem um significado maior, ele tem aquilo que é exatamente o sentimento do povo goiano. É o sentimento da lealdade, da gratidão, da competência, da honestidade, da solidariedade e do amor ao próximo. Meus parabéns Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás”, agradeceu o governador.

Dados divulgados pela Defesa Civil de Minas Gerais confirmam que a tragédia em Brumadinho deixou, até o momento, 134 mortos e 199 pessoas desaparecidas. A barragem de rejeitos se rompeu no dia 25 de janeiro, resultando em um mar de lama que destruiu o refeitório e o prédio da mineradora Vale, além de pousadas, casas e vegetação.

Equipamentos

(Foto: Cristiano Borges)

No evento, o governador também fez a entrega de cinco novas Unidades de Resgate (URs), que vão reforçar o atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros na capital. Os recursos são advindos da Secretaria Estadual de Saúde, decorrentes de um  investimento de cerca R$ 1,1 milhão.

Além disso, o governador entregou à corporação 30 lanternas portáteis, 10 sopradores portáteis, 70 capacetes de combate a incêndios, 459 capacetes de salvamento, 100 mochilas costais flexíveis para combate a incêndio florestal e 100 cones de sinalização. Isso soma mais de R$ 750 mil em investimentos no Corpo de Bombeiros.

Veja também