CULTURA - 15/06/2018

'Quando se Abrem os Guarda-Chuvas' volta à Goiânia com novas apresentações


Fernanda Pimenta no espetáculo 'Quando se abrem os guarda-chuvas' (Foto: Layza Vasconcelos)

Já estão agendadas as próximas apresentações do espetáculo Quando se abrem os guarda-chuvas em Goiânia. O projeto, apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e produzido pela Plano V Eventos e Cultura, prevê exibições em diferentes espaços da capital, sempre às quartas-feiras, seguido de debate entre artista e público.

O monólogo Quando se Abrem os Guarda-Chuvas tem a atuação de Fernanda Pimenta, que também é coautora da obra, a direção da espanhola Elena Diego e a dramaturgia do carioca João Pedro Fagerlande. Sua estreia ocorreu em 2011 e desde então tem conquistado plateias brasileiras e estrangeiras, com um trabalho de teatro físico e poético, que é ao mesmo tempo melancólico e cômico, lírico e áspero, contundente e apaziguador.

A oralidade é o ponto de partida da personagem Conceição, uma viúva de mais de 70 anos, que se relaciona com a plateia de uma maneira calorosa, falando de seu dia-a-dia de pessoa idosa, que viu seu mundo se transformar aos poucos, sem que tivesse o controle dos caminhos que a fizeram chegar até ali. A espevitada figura fala em futuro, em desejos, em como se relaciona com um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, e certifica a audiência de sua autonomia e capacidade de se apropriar de tudo isto que agora a rodeia, inclusive sua vontade de novamente amar.

No decorrer de espetáculo penumbroso e de energia crescente, Dona Conceição contracena com suas memórias e com personagens que estão do outro lado da ligação, do espelho ou das redes sociais, e as traz tão vividamente para a cena, que chegamos a ouvir suas vozes. Ou seja, quando Dona Conceição abre seu guarda-chuva é tão somente para sair mundo afora, caminhando em direção a um futuro que ainda pode lhe reservar muitas surpresas.

A primeira das apresentações será no dia 20 de junho, às 20h, no Edelweiss Café e Bar, no Setor Oeste, com entrada franca. Todas as apresentações são gratuitas.

Anote!

5ª temporada de apresentações do espetáculo teatral Quando se Abrem os Guarda-Chuvas em Goiânia

  • 20/06 – Edelweiss Café e Bar, às 20h - Endereço - Rua R2, n 78, Setor Oeste
  • 27/06 –  LACENA - Teatro Laboratório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, às 19h - Endereço: Av. Esperança s/n - Campus Samambaia
  • 04/07 – Espaço Vera Cult, Setor Vera Cruz, às 20h - Endereço: Rua Valdir Azevedo, Quadra 186, Lote 13, Conjunto Vera Cruz II, Quinta Etapa
  • 25/07- Espaço Sonhus, 20h - Endereço - Rua 18, Setor Central (dentro do Colégio Lyceu)
  • 01/08 - Plano V Eventos e Cultura, 20h - Endereço: Rua 10, n 349, Centro

Veja também