BELEZA - 27/06/2019

Procedimentos para área dos lábios aumentam em 390%

Preenchimentos, alteração do contorno, tonalidade e prevenção de ressecamento labial estão entre os tratamentos mais buscados


Foto: Divulgação

Destaque quando o assunto é beleza e vaidade no rosto, a região labial pode passar por várias transformações dentro de consultórios. Lábios hidratados e bonitos, desde os carnudos até mesmo os mais sutis, também estão atrelados à saúde. Nos últimos dois anos, a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, incluindo o preenchimento labial, por exemplo, aumentou 390%. Os dados são do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

“O embelezamento dos lábios, hoje, atinge todas as faixas etárias”, afirma a médica Claudiana Godoy. A profissional explica que a busca pelo aumento dos lábios ganhou popularidade entre os jovens, assim como o interesse em correções de assimetrias. “Nesses casos usamos preenchedores de ácido hialurônico”. A substância, que tem duração temporária e boa plasticidade para se moldar ao tecido da pele, requer poucos cuidados após a aplicação, como o controle à exposição solar. A exemplo de famosas que assumidamente já decidiram fazer mudanças nos lábios estão a cantora Anitta e a modelo americana Kendall Jenner.

Anitta já fez alterações nos lábios (Foto: Reprodução/Instagram @anitta)

A micropigmentação labial é outro tratamento que têm chamado a atenção das pessoas. Por meio da técnica é possível modificar a coloração dos lábios. “A indicação, nesses casos, não está ligada necessariamente ao volume da região. A partir dela, o resultado é uma melhora na definição e a coloração dos lábios, que podem ser naturalmente pálidos ou arroxeados”, afirma o dermatologista Paulo Fernando Andrade. Realizada com o uso de agulhas e duração de 30 a 60 minutos, a micropigmentação permite que o paciente escolha a tonalidade que deseja.

Uma área que não é exatamente labial, mas que tem grande procura de procedimentos é a região perioral (em torno da boca), onde podem surgir rugas, popularmente conhecidas como “código de barras”. Basicamente, o que acontece é uma diminuição do colágeno em decorrência do processo de envelhecimento, o que acarreta em flacidez na lateral dos lábios. “Quando o paciente busca tratamentos para os lábios, podemos incluir no protocolo procedimentos na região perioral, tanto para melhora da qualidade da pele quanto para flacidez”, explica Paulo.

Kendall Jenner é outra famosa que passou por procedimentos na região labial (Foto: Reprodução/Instagram @kendalljenner)

A médica oftalmologista Dorislay Andrade, de 66 anos, já realizou alguns preenchimentos no rosto, dentre eles a aplicação de ácido hialurônico nos chamados sulcos nasogeniano e labiomentoniano, região onde surge o popular ‘bigode chinês’, marca de expressão que se estende desde o fim das narinas até as laterais da boca e o queixo. Segundo ela, os cuidados diários são muito importantes para garantir a saúde e beleza da pele do rosto. O uso de filtro solar e cremes hidratantes, assim como a higienização do rosto após utilizar maquiagem, além de visitas periódicas ao dermatologista fazem parte da rotina da médica.

Cuidados

O outono, com temperaturas oscilantes e o tempo comumente mais seco, influencia no ressecamento labial, exigindo cuidado redobrado. A médica Claudiana Godoy reforça que é importante usar hidratantes especiais para os lábio e também aplicar filtro solar próprios para a região. A pele dessa área do corpo é uma camada fina e sensível que não dispõe de queratina, que nada mais é do que uma proteína impermeabilizante que ajudaria a proteger a região. A sua ausência torna o ressecamento mais propício.

Veja também