CULTURA - 12/04/2019

Primeiro trailer de Star Wars IX revela título e indica retorno de vilão

Prévia faz suspense sobre enredo e retorno de personagens. Estreia está marcada para 19 de dezembro



Victor Lisita

Foto: Divulgação/Walt Disney Studios

Diretamente da Star Wars Celebration, evento especial do universo de Guerra nas Estrelas, os fãs foram presenteados com um trailer do Episódio IX de Star Wars. Com 2 minutos, a prévia mostra Rey, Finn e Poe em ação, o retorno de Lando, Chewie e Leia e o aguardado título do filme: The Rise of Skywalker (A Ascensão Skywalker, em português). Confira abaixo o material!

Ao mesmo tempo em que o vídeo revela novidades sobre a produção, muitos mistérios ficaram no ar. Mesmo tendo sido lançado há pouco tempo, já existem teorias de que a risada ao final seria do Imperador Palpatine, morto por Darth Vader em O Retorno de Jedi. A analogia é pertinente devido a montagem do trailer, que coloca o gancho logo após uma imagem impressionante dos destroços da Estrela da Morte em um planeta. Vale ressaltar ainda que o ator Ian McDiarmid, que deu vida ao vilão, subiu ao palco da Star Wars Celebration logo após a exibição do trailer. Muito conveniente, não?!

Além disso, a qual Skywalker o título se remete? Podemos cogitar que é o próprio Luke, que se uniu a força ao final de Os Últimos Jedi. Outras possibilidades são que o nome tem a ver com a Leia, Kylo Ren ou até mesmo a Rey. É revelado, no Episódio VIII, que os pais da personagem de Daisy Ridley eram comerciantes de lixo, contudo, é possível que tenha sido apenas uma mentira para despistar o público. A tradução também dá pistas de que Skywalker pode ser algo maior do que um único personagem, talvez uma espécie de religião criada após a batalha de Luke contra Kylo.

Foto: Divulgação/Walt Disney Studios

Sem muitos detalhes da história, apenas com a informação de que este será o capítulo final da saga, o longa também conta com o retorno de Mark Hamill, Lupita Nyong’o, Adam Driver, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran e Carrie Fisher, que faleceu em dezembro de 2016, mas estará na produção com cenas não utilizadas do Episódio VII. O cineasta J.J. Abrams retorna a direção e assina o roteiro ao lado de Chris Terrio.

The Rise of Skywalker estreia no dia 19 de dezembro.

Veja também