CULTURA - 09/09/2019

Potrich Galeria apresenta mostra coletiva “Realismos Particulares”

Com as obras de Avi Neto e Tarcísio Veloso, exposição tem início no dia 19 de setembro


Obra "Lugar de Preto", de Tarcisio Veloso (Foto: Divulgação)

Pensada para compartilhar a particularidade de cada artista, a primeira mostra Realismos Particulares traz o trabalho de dois artistas do realismo contemporâneo para a Potrich Galeria de Arte. A partir do dia 19 de setembro, a exposição abrirá as portas para 10 pinturas acrílicas sobre tela do artista goiano Avi Neto e 14 pinturas óleo sobre tela do artista baiano Tarcísio Veloso. Em tamanhos variados, as obras estão expostas até 20 de outubro. Aos sábados, a visita deve ser feita com hora marcada.

Cada artista com sua peculiaridade, a começar pela distinta naturalidade, idade e formação. Duas pessoas que apreciam a figuração em seus detalhes, refinamento técnico e escolheram a pintura sobre tela como suporte para dar alusão às suas pesquisas artísticas. As perguntas proposta são: Qual a importância da pintura realista e quais questões ela abre para um debate sobre a produção pictórica na contemporaneidade?

Avi Neto (1958) – Goiânia (GO)

Obra "The Blue Baillerina", de Avi Neto (Foto: Divulgação)

Os livros, as visitas aos Museus no exterior e a experiência de viver em Toronto ampliou o olhar do arquiteto e urbanista Avi Neto sobre a História da Arte. A metamorfose da figuração do artista goiano quase beira um movimento, uma magia, uma realidade que quer ser orgânica e translúcida como a água. Temas familiares experimentam tons sóbrios de uma paleta de cores quentes e frias bem definidas. Ressalta em suas telas a constância da água, o fluxo de sua transformação e o movimento de seus personagens, principalmente femininos, dando evasão ao imaginário, ao fantástico e ao realismo.

Tarcísio Veloso (1991), Correntina (BA)

Obra "O Soldadinho", de Tarcisio Veloso (Foto: Divulgação)

A vida é sonho, poema do espanhol Calderón de La Barca (1635) foi inspiração para as pinturas do baiano, Tarcísio Veloso. Sua obra hiper-realista é acolhida por temas lúdicos e figuras inventadas, onde o sonho e a realidade se encontram expressados em minuciosos detalhes à óleo sobre tela. Artista autodidata, com formação em Direito, Veloso se engajou no universo da Arte e procurou em livros nomes de grandes Mestres da pintura como Leonardo Da Vinci, Botticelli, Vermeer, Ingres e Klimt.

Influenciado pela cultura clássica europeia, suas referências ao Renascimento e Romantismo são percebidas pela representação de retratos humanos como tema principal na tela, adornados por flores, fardas, rufo, quepe e coração.

-

Serviço:

Mostra Realismos Particulares

Quando: 19 de setembro (quinta-feira, abertura) a 20 de outubro (domingo);

Horário: às 20h (abertura) e das 10h às 18h para visitação. Aos sábados, apenas com hora marcada;

Local: Potrich Galeria de Arte - Rua 52, nº 689, no Jardim Goiás

Informações: Portal | @potrichgaleria

Veja também