CULTURA - 10/08/2017

Pirenópolis recebe o 8º Slow Filme e celebra cozinha de refugiados e imigrantes


(Foto: Cena do filme ‘The Turkish Way’ / Divulgação)

De 14 a 17 de setembro de 2017, a produtora Objeto Sim realiza o ‘8º Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local’, no Cine Pireneus, em Pirenópolis/GO. O evento é direcionado à quem se interessa por produção cinematográfica, gastronomia, sustentabilidade e cultura local.

Serão quatro dias de exibição de filmes, palestras, oficinas e degustações com especialistas, realizadores e chefs. Pela tela do festival vão passar títulos que revelam como a intolerância separa e como a comida é capaz de unir os povos.

O projeto, com curadoria do cineasta e crítico Sérgio Moriconi exibirá cerca de 20 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, de ficção, animação e documentários. Desde o primeiro título a ser projetado – Walachai – até os episódios da série The Perennial Plates e o longa-metragem de produção espanhola The Turkish Way, o festival quer reforçar a importância do respeito à diversidade, afirmar a relevância da cultura para a formação da identidade dos povos, ressaltar o conhecimento como ferramenta essencial para uma compreensão maior da complexidade do mundo.

Dentre as atividades paralelas ao cinema, o festival recebe em parceria com a UEG – Universidade do Estado de Goiás, a oficina “Comida de Imigrante e Refugiado”, a ser ministrada pelos cozinheiros Yasmin e Ammar Abou Nabout, da Síria, e Fatou Aboua, da Costa do Marfim. Aberta a estudantes e público em geral, a oficina vai ensinar receitas tradicionais dos dois países.

Anote!
8º Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local
Onde: Cine Pireneus – Rua Direita, Pirenópolis, Goiás
Quando: 14 a 17 de setembro de 2017
Quanto: Entrada Franca

Veja também